sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vendas de caminhões e ônibus impulsionam mercado automotivo

Modelo do semi-pesado da Volkswagen foi o mais vendido do país em março

Segundo Fenabrave, volume superou 
em 26%o primeiro trimestre de 2010

As vendas de veículos no primeiro trimestre do ano registram novo recorde no país. Ao todo, 825.206 veículos foram vendidos no Brasil neste ano, aumento de 4,7% sobre os dados do mesmo período de 2010, quando 788.010 veículos saíram das concessionárias.
Mas muito do sucesso se deve principalmente ao comércio de caminhões e ônibus, que se manteve em ritmo acelerado e registrou as maiores altas entre todos os segmentos: de 26,92% e 25,03%, respectivamente.
Considerando apenas as vendas em março, 14.488 caminhões e 2.925 ônibus foram comercializados, altas de 7,63% e 1% em relação ao mesmo mês de 2010. Por outro lado, os carros e as motos registram quedas (-18,63% e -1,86%).
No acumulado do ano, o segmento de automóveis e comerciais leves teve alta de 3,63% em relação ao primeiro trimestre do ano passado (777.725 unidades). Já as motos cresceram 8,12% (438.647 vendidas) em igual período.
“O agronegócio, principalmente da região sul, está aquecido, com uma bela safra, e isso anima, e muito, o setor de transporte. Somado a isso, há uma vontade de renovar a frota, há financiamentos e o empresário está comprando caminhão. Mas isso não resolve o problema, porque hoje enfrentamos a questão da falta de mão de obra qualificada e uma infraestrutura que não está adequada à realidade”, diz o diretor da Seção de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e presidente da Federação das Empresas de Transporte de cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Luiz Anselmo Trombini.
No entanto, ainda segundo ele, o aumento da taxa de juros do programa Pró-caminhoneiro, anunciado no mês passado pelo BNDES, deve esfriar um pouco as vendas. “Algumas pessoas que não são da área acabaram comprando caminhões devido às facilidades, e agora isso deve diminuir”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário