segunda-feira, 6 de junho de 2011

Frente parlamentar luta pela regulamentação da profissão de motorista

Foto da delegação da Federação dos Trabalhadores do Transporte de Carga de São Paulo no lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos Trabalhadores Rodoviários
Aposentadoria especial é 
bandeira da Federação dos 
Trabalhadores do Transporte

Com a participação de 30 senadores e quase 200 deputados federais, foi dado início, no dia 19 de maio, ao trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, lançada no dia 19 de maio no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Uma das principais bandeiras é a regulamentação da profissão de motorista, com melhores condições de trabalho para a categoria, que aguarda há 22 anos para sair do forno – e hoje é matéria do projeto de Lei da Câmara 319/09.
O senador Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), e representante dos empresários do transporte, defendeu a regulamentação da profissão.
Aposentadoria especial - Em seu discurso, citou sua origem como cobrador e motorista de ônibus e disse que somente quem nunca dirigiu um ônibus ou caminhão, sob intensa pressão psicológica, ficaria contra a regulamentação da profissão. Para Andrade, a aposentadoria especial aos 25 anos para motorista, em virtude da natureza estressante e pre-judicial à saúde da atividade, é muito justa, o que vai de encontro com a bandeira da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga do Estado de São Paulo (FTTRESP). Ele anunciou também um programa de formação de 80 mil novos motoristas por ano, a cargo do Serviço Social doTransporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades que também preside.
Além da aposentadoria especial, a proposta prevê para a categoria um adicional de penosidade, capacitação e seguro para cobrir riscos inerentes à profissão, além do fim da dupla função - o empregador não poderá incumbir o motorista de atribuição distinta da prevista em sua habilitação. 
Para Geraldo Meireles, o Geraldinho, secretário-geral da FTTRESP, a iniciativa é fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores. “A regulamentação da profissão de motorista vai beneficiar todos os motoristas do país. Gostaríamos de agradecer a todos os parlamentares que estão conosco na defesa dos direitos dos trabalhadores do transporte”, disse.

Diretores da FTTRESP: Biazon, do Sindbeb, Pestana, dos rodoviários da
Baixada Santista, e Geraldinho, secretário-geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário