domingo, 15 de janeiro de 2012

Adiado o início da fiscalização ao trânsito de caminhões na Marginal Tietê

Movimentacão de caminhao em local restrito na marginal
do tiete pista expressa sentido castelo 

Restrição iniciou em 12/12, 
mas vem sendo desrespeitada

A fiscalização aos caminhões que transitarem pela Marginal Tietê em horário proibido, ou seja, entre 4 e 10 horas e 16 e 22 horas de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 10 às 14 horas, será iniciada em 1º de março. A nova regulamentação para a circulação de caminhões nessa via foi anunciada em dezembro de 2011 pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e é válida desde o dia 12 daquele mês, mas de acordo com a nossa reportagem, não tem sido respeitada até o momento. Recente comunicado do órgão informa que o adiamento das autuações para março visa que o setor de transportes de cargas tenha tempo para se adequar.
A implantação dessa restrição faz parte de um conjunto de medidas com o intuito de reduzir acidentes envolvendo caminhões e que geram interferências no sistema viário principal nos horários mais críticos. Sua fiscalização deve ser feita por meio de agentes de trânsito e radares fixos dotados de Leitor Automático de Placas (LAP). São considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em local e horários não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados – uma vez que há exceções previstas na lei. A multa é de R$ 85,13, infração média, com acréscimo de quatro pontos na carteira nacional de habilitação. A Marginal Tietê e outras vias que lhe dão acesso são classificadas como Vias Estruturais Restritas (VERs), cuja definição é dada pelo inciso IV, Art.º 2º do  Decreto 48.338, de maio de 2007: vias e seus acessos com restrição ao trânsito de caminhões, em horário determinado por meio de regulamentação local, com características de trânsito rápido ou arterial, bem como túneis, viadutos e pontes que dão continuidade a tais vias e constituem a estrutura do sistema viário. 
Assim, são 35 os trechos da Marginal Tietê e grandes avenidas de acesso que enquadram-se como VERs da Portaria 143/11 SMT.GAB. Vale reiterar que as novas regras não vão prejudicar o acesso e o abastecimento do CEAGESP. Isso porque os caminhões estão li-berados nas Marginais Tietê e Pinheiros entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Ponte do Ja-guaré, incluindo o Cebolão. Da mesma forma, a região do Mercadão e da Zona Cerealista terá seus acessos preservados pela Av. Cruzeiro de Sul e Rua da Cantareira. O acesso para os caminhões que vêm pela Via Anchieta e se dirigem às regiões da Av. Presidente Wilson e Vila Carioca também será preservado.

Outro trecho com circulação irregular de caminhões 
Fotos: Oslaim Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário