terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Taxistas com placas de final 1 e 2 devem realizar aferição até o dia 8/3

Ipem-SP realiza verificação de taxímetros 2012 
no autódromo de Interlagos até o dia 20 de abril 

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e delegada do Inmetro, convoca os taxistas que possuem veículos da categoria comum com placas de final 1 e 2 a agendar a aferição periódica de taxímetros, que acontece no autódromo de Interlagos das 18h às 24h. Para este grupo, o período de aferição vai de 29/2 a 8/3. 
Como fazer o agendamento 
O agendamento deve ser feito pelo site www.ipem.sp.gov.br, onde o taxista também poderá emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), taxa que deve estar quitada no momento da verificação anual obrigatória. 
Vale ressaltar que o atendimento no autódromo será agendado de acordo com o número final da placa do veículo (conforme tabela abaixo): 

Datas para agendamento

Período                                Categoria do veículo     Final da placa
27/2 a 28/2                        Especial e Luxo             Todos
29/02 a 8/03                        Comum  1 e 2
09/03 a 19/03                        Comum   3 e 4
20/03 e 26/03 a 02/04        Comum                     5 e 6
3/04 a 11/04                        Comum                     7 e 8
12/04 a 20/04                        Comum                     9 e 0

Na ocasião da verificação no autódromo, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: 
a) Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura Municipal; 
b) Certificado de propriedade do veículo; 
c) Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2011; 
d) Guia de Recolhimento Único da União – GRU quitada. 
Mais informações sobre a verificação podem ser obtidas das 9h às 16, na Sede da Delegacia de Ação Regional Leste do Ipem, na Rua Secundino Domingues, nº 415, Jd. Independência, São Paulo/SP, ou pelo telefone (11) 2154-5065. 
Reprovação 
Em caso de reprovação na verificação, o proprietário do táxi deverá emitir nova GRU, quitá-la e providenciar o reagendamento, que também será em Interlagos. 
Transferências 
A sede da Delegacia Regional Leste do Ipem-SP, no período, somente atenderá transferências de nome e de veículos. Os demais serviços só estarão disponíveis em Interlagos. 
Até o dia 20 de abril, data final da operação, são esperados para aferição os 33.961 mil veículos da cidade. Em 2011, primeiro ano em que a verificação foi feita em Interlagos, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, 31.422 carros passaram pelo autódromo. A Polícia Militar apoia a ação diariamente no local. 

Assessoria de Comunicação 
Angela Crespo 
(11) 3581-2050 / 7305-8800 
angelacrespo@sp.gov.br 

Ligia Gielamo Oliveira 
(11) 3581-2015 / 9647-1596 
lioliveira@sp.gov.br 

Taís Borges   
(11) 3581 - 2253 / 9760-3489 
taisborges@sp.gov.br 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sindimoto e PM preparam ínicio da fiscalização ao motoboy em São Paulo

Alemão e o Comandante Charles, do Policiamento da Capital

Reunião foi seguida da cerimônia de 
entrega de motos para ROCAM

O Sindimoto-SP e representantes do comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo se reuniram no final do ano para iniciar conversas sobre a fiscalização da circulação de motoboys e a adequação às legislações que estão e as que vão entrar em vigor em breve. Segundo Aldemir Martins, o Alemão, presidente do sindicato, a idéia é trabalhar numa agenda de reuniões bimestrais entre as partes para melhor acompanhar todo o processo, garantindo o bem estar dos trabalhadores do motofrete. “Sugerimos também que sejam convidados representantes de sindicatos da região metropolitana, porque a circulação de motoboys entre as cidades é intensa e assim todos podem se beneficiar dessa aproximação”, explicou.
Um dos pontos levantados pelo Sindimoto-SP foi a necessidade de maior sutileza na abordagem do trabalhador. “Não somos contra a abordagem, é o trabalho da PM e também ajuda a prevenir o roubo de motocicletas, mas é preciso que seja com respeito porque é horrível quando o trabalhador se sente tratada como bandido”, explica.
Em seguida à reunião, o presidente do sindicato foi convidado a participar da cerimônia de entrega de 315 motocicletas compradas pelo governo para a Rocam, que é a unidade de policiamento sobre duas rodas. “A moto entra em lugares mais difíceis e favorece o policiamento na cidade”, comenta Alemão.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Federação dos Trabalhadores em Transporte quer garantia de emprego a interestaduais

Geraldinho e outros em audiência em Brasília

Licitação do sistema ameaça postos
de trabalho da categoria

No dia 16 de fevereiro, acontece em São Paulo – SP a audiência referente à licitação do transporte interestadual de passageiros, um processo que está ocorrendo em todo o país desde o final de janeiro, com a participação de representantes dos trabalhadores,  preocupados quanto a garantia de emprego. “Continuam nossas duvidas e receios, porque apesar dos diversos questionamentos feitos em audiências públicas, seminários e reuniões desde 2008, quando foi apresentado o Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros – ProPass BRASIL, a Agência Nacional de Transpor-tes Terrestres não consegue dar respostas objetivas, para sabermos quantos traba-lhadores permaneceram no sistema”, explica Geraldo Meireles, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Transporte Terrestre do Estado de São Paulo (FTTRESP) e membro da Confederação Nacional desses trabalhadores (CNTTT).
para tentar obter maior segurança aos trabalhadores, a CNTTT encaminhou ofício, protocolado dia 07 de fevereiro último, endereçado ao Sr. Bernardo Figueiredo, Diretor Geral da ANTT, com um pedido formal de esclarecimentos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sedersp vive um novo tempo


Linha de crédito para 
empresários foi um dos assuntos 
da conversa com Alckmin

Depois de um período difícil de falta de legitimidade e má administração, o sindicato dos empresários do motofrete, o Sedersp, finalmente está entrando nos eixos. O trabalho desenvolvido pelo novo presidente, Marcos Marçal Ribeiro, está sendo amplamente  reconhecido na categoria patronal e junto ao poder público. O coroamento desse novo período aconteceu no último dia 09 de fevereiro: o almoço entre os novos representantes da categoria com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que os recebeu no Palácio dos Bandeirantes. Durante o encontro, do qual participaram também outros sindicalistas, entre os quais José Raimundo Almeida, presidente do sindicato de Cargas Próprias, o governador demonstrou especial interesse na modalidade motofrete. 
Marcos Marçal teve a oportunidade de fazer um amplo painel sobre o segmento, com foco nas necessidades da classe patronal mas sem deixar de lado a importância dos trabalhadores. “Conversamos sobre temas de interesse comum, como linha de crédito para os empresários , fomento aos trabalhadores, legalização da categoria, fiscalização dos trabalhadores pela PM, entre outros assuntos relevantes”, conta o presidente da entidade. 

Marcos Marçal e o Governador Geraldo Alckmin

Givaldo, Plácido, Eduardo, Torres, Alckmin, Marcos, José Raimundo e Jorge

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Federação viabiliza cursos de idiomas gratuitos para taxistas


Fioravanti: taxistas vão transportar muitos estrangeiros

Projeto foi criado pela Confederação 
Nacional do Transporte


A Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo (Fetacesp) está viabilizando a formação das turmas iniciais dos cursos gratuitos de inglês e espanhol para taxistas, um projeto idealizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e implementado pelo sistema Sest Senat. Segundo o presidente da Fetacesp e também vice-presidente da CNT, José Fioravanti, as matrículas já estão abertas e o taxista pode receberá o material didático – apostila, caderno de exercícios e CDs de áudio fornecidos pelo programa. “Basicamente será o taxista que dará o atendimento personalizado no transporte ao turista estrangeiro”, avalia.
Os cursos fazem parte do programa Taxista Nota 10, que tem também o apoio do Sebrae, e contará, ainda, com turmas de  Gestão do Negócio para Taxista, que visa o aumento da lucratividade e o aprimoramento do serviço prestado.