terça-feira, 28 de agosto de 2012

Feira Taxi Point 2012 atrae taxistas e família no fim de semana

Lideranças na Taxi Point: Odemar Ferreira (Presidente do Sindicato ABCD),
José Fioravanti (Presidente da Federação) e Salvador Viera (Vice-presidente do Sindicato de SP)

O evento aconteceu nos
dias 18 e 19 de agosto 

A Taxi Point é uma feira nacional que é voltada para os taxistas, frotas cooperativas entre outros, chega a mais uma edição com sucesso.
Com o intuito de fornecer serviços para os taxistas, desde negócios, informações e prestações de serviço, que ocorreu nos dia 18 e 19 de agosto no Centro de Exposição dos Imigrantes.
Tendo a presença da Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo, Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo e do ABCD, e também a categoria de outros estados do País.
E presidentes e representante de sindicatos de todo o Brasil.
“É uma honra está aqui, como todos os anos não pude deixar de participar, onde temos o orgulho de ter uma feira voltada para nós” declara José Fioravanti, presidente da Federação de Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo.
O Jornal do Transporte junto com a BV Seguros, destacaram a sua presença no evento, oferecendo a todos uma massagem relaxante, e com direito a pipoca.
Nosso convidado Salvador Vieira (Vice-presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo) fez uma palestra no 2° dia do evento, esclarecendo duvidas sobre documentação sindical, onde a categoria pode consultar qualquer informação. 
No evento era possível fazer um test drive com diversas marcas automotivas e ter acesso a vários serviços (realizar serviços de seguros, assistência medica, comunicação, acessórios e etc.).
Os responsáveis pela rea-lização do evento é o Grupo Cipa Fiera Milano.

Antonio Matias “Céara” (Presidente do SIMTETAXIS), Marcos (SIMTETAXIS),
Edmam Coimbra (Editor do Jornal do Transporte), Salvador (SIMTETAXIS) 
Estande da BV Seguros/Jornal do Transporte


Sindicato do ABCD participa do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de SCSul

Odemar ferreira, Presidente do Sindicato

Opinião do Sindicato é importante para 
a melhoria dos deslocamentos urbanos

O conselho Municipal de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul quer tornar o trânsito mas seguro. 
Assim, planeja e executa inúmeras melhorias no setor e faz  elaboração de programas educativos (para a conscientização de motoristas e pedestres).
Em função disso o Semob solicita a indicação de dois membros do Sindicato do ABCD.
É uma participação que confere transparência à gestão  o que é particularmente relevante por se tratar de um serviço pelo qual a autoridade pública tem responsabilidade na vida das pessoas e nos deslocamentos diários.
Esse convite que muito honra ao Sindicato dos taxistas é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela atual diretoria.
No que diz respeito ao treinamento dos taxistas do ABCD, Odemar Ferreira informa para aqueles que queiram participar o curso de Inglês, tem uma nova opção além do programa taxista nota 10, com grandes descontos. A parceira e  com a escola CLM Idiomas que está oferecendo grandes descontos. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mudanças na lei gera preocupações para motofretistas


Novas regras já são validas em agosto

Não é o momento para a categoria se tranqüilizar, a CPTran informou que a fiscalização das motocicletas utilizadas na atividade obedecerão a critérios gerais, tais como a visualização de pneus que ofereçam condições de segurança, equipamentos obrigatórios, capacete de segurança e sua utilização, documentação do veículo e condutor, condições de visibilidade da placa, dentre outros itens.
Deve se ter muito cuidado, pois os que não cumprirem as normas terão que arcar com no mínimo R$191,54. As empresas e pessoas físicas que forem contratar o serviços de um motoboy, serão responsáveis por danos cíveis do descumprimento das normas relativas ao exercício da atividade.
A fiscalização do curso de capacitação profissional foi adiada para o dia 2 de fevereiro de 2013.
O inicio da fiscalização do curso era previsto para o dia 4 de agosto, mas não foi possível pois o número de vagas oferecidas pelo SEST/SENAT não supria a demanda de motoboys na capital. A situação era alarmante, apenas 2% dos motociclistas fizeram a capacitação.Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), aproximadamente 4.500 motociclistas realizaram o curso na cidade, sendo que a capital paulista tem cerca de 220 mil profissionais.
Tendo como uma das principais dificuldades, foi a proibição de outras entidades que forneciam o curso, sendo de uso exclusivo apenas a capacitação no SEST/SENAT. A medida tomada pelo Contran foi o aumento das entidades que poderão oferecer os cursos especializados.
Os cursos agora poderão ser promovidos também pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e por entidades de ensino, desde que comprovada a capacidade técnica necessária.
É poderá ser realizado de forma presencial ou por ensino à distância. Com o objetivo a facilitar o acesso dos motociclistas ao treina-mento.
Buscamos informações com a PM e com a Prefeitura de SP. A Policia Militar, atraves do Capitão Paulo Oliveira - chefe do setor operacional do CPTran, informa que manterá a fiscalização, conforme nota de esclarecimento publicada acima.
A Prefeitura de SP informa que está mantido o atendimento a todos os interessados e recomenda que continuem buscando a regularização dos documentos, para evitar a correria  de última hora. Abaixo um quadro demostrativo dos documentos necessarios para a regula-rização do Profissional Motofretista junto aos orgãos de controle e fiscalização do municipio de São Paulo.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alerta para os motociclistas sobre os cuidados na fiscalização

Benedito Santos, Presidente do Sindimoto Vale


Sindimoto Vale de S.J dos Campos, 
fala sobre a atenção na Regulamentação

Uma semana após o Dia Nacional do Motociclista, que alias não tem porque comemorar, iniciou-se a FISCALIZAÇÃO sobre o exercício das atividades de motofrete e mototaxi em todo o Território Nacional, o que vem “ASSOMBRANDO” a todos os trabalhadores e empresários do ramo de moto-entrega. 
Tudo poderia ser diferente se as autoridades andassem lado a lado com a categoria, a justificativa segundo nossos governantes é devido ao “suposto” alto índice de acidentes envolvendo os motociclistas. Estamos fazendo a nossa PARTE e orientando a categoria em relação ao cumprimento das novas regras. Não é motivo para relaxarmos, por mais que a regulamentação do curso seja adiada para fevereiro mesmo assim já corremos um serio risco de enfrentamos penalidades se não cumprirmos as normas dos equipamentos.
A determinação do uso de coletes, capacetes e baús para carregar mercado-rias estejam equipados com faixas que reflitam à luz. É obrigatório também o uso do “mata-cachorro” e “o corta-pipa”. E quem for trabalhar de mototáxi, deve ainda equipar as motocicletas com alças metálicas traseira e lateral para o apoio do passageiro. 
As motocicletas terão de ser cadastradas no Detran como veículos de aluguel elas terão placa vermelha, como os táxis. Se não tivermos cuidados com esses requisitos sofremos até risco de suspensão, isso também vale para as empresa que contratam os serviços. Se nada for feito e se também os Municípios não fizerem sua parte, enfrentaremos uma verdadeira tragédia no transporte de produtos e serviços, a exemplo da greve dos caminhoneiros, que lutam legitimamente contra regras muito mais flexíveis que as que nos estão sendo impostas. Queremos sim cumprir a Lei, mas contamos com a boa vontade das AUTORIDADES e quem sabe num futuro próximo podermos contar com os benefícios da REGULAMENTAÇÃO.

* Depoimento do Presidente do Sindimoto Vale , Benedito Santos, “Natu”.

domingo, 5 de agosto de 2012

Implantação do Bilhete único leva permissionários de Guarulhos à falência

Antonio Santana, Presidente do Sind-lotação de Guarulhos

Sindicato promove manifestações 
com intuito de pressionar a prefeitura

A Decisão da prefeitura de Guarulhos, Há mais de 1 ano vem gerando polemica e frustração para o Transporte alimentador da cidade. Devido à fixação do bi-lhete único, está sendo feito uma serie de manifestações para estabelecer uma melhoria para os condutores e a população. A principal reivindicação da cate-goria é o reajuste da remuneração paga aos motoristas, já que antes do bilhete único, eles recebiam por passageiros transportados e preferiam esta forma.
Segundo o Presidente Interino do Sind-Lotação de Guarulhos Antônio Fernando Santana, ficou impossível para categoria dos permissionários do transporte alimentador da cidade permanecer na base de sustentação do mandato de Sebastião Almeida atual prefeita da cidade, que implantou a caixa do Bilhete Único, sem construir terminais, corredores e malha viária e sem dar tempo suficiente para aquisição dos novos veículos para operação do sistema. 
“Não se pode deixar aliados morrerem de fome, Com consecutivos atrasos no subsidio das passagens do sistema de transporte público de Guarulhos, e constantes atrasos de repasses aos permissionários, ocasionou uma quebradeira geral dos mesmos. Não temos dinheiro para pagar o seguro e monitoramento dos veículos, manutenção e nem para colocar óleo diesel, esta difícil segurar, o Sindicato terá que tomar medidas enérgicas para forçar a Prefeitura de Guarulhos a honrar seus compromissos estipulados em contrato, A Prefeitura não está pagando nenhum dos permissioná-rios em dia, e isso é muito perigoso há 2 (dois) meses da campanha”, declarou Santana. Este foi o principal motivo pela ruptura de uma parceria que a categoria do transporte vinha mantendo com o atual governo.
Indignado, Antonio Fernando Santana concede uma entrevista ao Jornal do Transporte.

JT: Como está à relação do Sind-Lotação com o atual governo de Guarulhos?
Santana: “Está muito complicada, nossa categoria apoiou este governo já há 4 (quatro) anos e a cada dia que passa ele nos deixa colocado em segundo plano desde benefícios para a categoria como direito estipulado por Lei, o subsidio”. Desde Março deste ano não nos pagam e desviam nosso dinheiro para pagamento de outras responsabilidade da Prefeitura que não tem nada haver com transporte.

JT: Vocês apoiaram o Prefeito Almeida na ultima eleição em 2008 e hoje não, a que se deu esta revira volta?
Santana: Sempre mantivemos nossa palavra e apoio a atual Administração Municipal, sempre trabalhamos juntos, mais derepente começaram a nos tratar como um patinho feio do sistema de transporte de Guarulhos, atrasando pagamentos, multando nossos veículos aparentemente sem motivo e a cada dia criando um clima super desagradável, inclusive o Secretário de Transportes Sr. Atílio Pereira nos tirando linhas rentáveis e as dando ás empresas de ônibus, não havia como continuarmos no mesmo barco.”

JT: De que forma se deu essa separação?
Santana: Nossa categoria se reuniu em assembléia geral extraordinária presidida por mim, e decidimos pela cobrança a prefeitura, apesar de todas as retaliações que nos foram direcionadas.

JT: Que tipo de retaliação?
Santana: Atraso de pagamento, fazendo com que tenhamos que atrasar as prestações dos carros, ocorrendo isso, temos que pagar multas e juros bancários que chegam a ultrapassar R$ 500 reais por prestação de veículo, são mais de 100, pagamos mais de R$ 50 mil/mês de encargos bancários por uma absoluta falta de responsabilidade do governo.

JT:Diga uma frase de apoio para a Categoria de Guarulhos.
Santana: “Quanto maior a luta, maior a vitória. E tudo posso naquele que me fortalece. Deus”.

sábado, 4 de agosto de 2012

Caiu a faixa xadrez nos táxis

Taxistas no auditório do Sindicato-SP no dia da anulação da faixa

Prefeitura de SP altera portaria 
devido solicitações de taxistas

Na edição 202 do JT, publicamos no editorial sobre a poluição visual que tais faixas causavam e também a insatisfação dos taxistas.
A tentativa da Prefeitura de São Paulo de dar uma nova identidade visual aos táxis da capital durou menos de um ano. A “nova identidade visual” dos táxis havia sido determinada por uma portaria do Departamento de Transportes Públicos (DTP), em 22 de agosto do ano passado. Tendo em vista tantas pressões dos taxistas a prefeitura tornou facultativa a utilização das faixas quadriculadas nas laterais.
A faixa era obrigatória para os táxis que estavam sendo acrescidos à frota da cidade.
Mas os taxistas antigos que trocassem seus veículos por novos só receberiam autorização para circular se também tivessem a nova sinalização.
Gilberto Kassab Prefeito de SP ressalta “Os taxistas podem ter certeza que suas su-gestões serão sempre ouvidas, pois queremos trazer o melhor para a ca-tegoria”. Segundo Marcelo Branco Secretário Municipal de Transportes de São Paulo fala “Essas mudanças mostram que a secretaria está de portas abertas para escutar a população, essa medida resultou de estudos feitos com base em solicitações dos taxistas”; alem da faixa o secretario informou que existe uma comissão de avaliação para o retorno das transferências de alvarás, que caso seja aprovado terá novas regras para evitar transferências irregulares.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atendimento mais eficaz e aumento de custo em acidentes com motocicletas


Depoimento do Médico Socorrista do SAMU sobre a 
preocupação dos motociclistas envolvidos em acidentes de Trânsito

Dr Thomaz Cardoso também é professor de
Socorros e Advogado especializado em Direito Médico
Em 2008 o sistema único de saúde- SUS- registrou um gasto de cerca de 45 milhões de reais destinados a cobrir as despesas com acidente com motocicletas. Três anos depois, em 2011, este valor mais do que dobrou, atingindo 96 milhões. O numero de atendimento aos motociclistas também aumentou nos últimos quatro anos. Seguindo o levantamento do Ministério da Saúde, que mostra que também, pela primeira vez a mortalidade de motociclistas em acidentes supera a de pedestres e motorista. O crescimento dos Gastos acompanha o aumento das internações que passou de 40.000 para 77.000 hospitalizados no período.
Além do crescimento de fatores de risco importante como, o excesso de veloci-dade e consumo de bebida alcoólica antes de dirigir, o incremento na frota de veículos também e motivo para o aumento do numero de acidentes. Segundo o Ministério dos Transportes, a frota de motocicletas foi ampliada em 27%. O Levantamento do Instituto de ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado a Secretaria de Estado da Saúde, apontou que a gravidade dos traumas dos pacientes internados subiu em 20% em 10 anos. De acordo com o ortopedista Kodi Kojima, coordenador do Grupo de Trauma do Instituto de eficiência no resgate, o numero crescente de acidente envolvendo motos e de alta energia e estão diretamente ligados ao aumento da gra-vidade de Traumas, ou seja, os acidentes ficaram mais graves e o socorro mais eficiente gerando situações de salvamento de vidas, mas com aumento de seqüelas e tempo de permanência na UTI.
Em meu dia a dia, atuando como socorrista do SAMU, atendo inúmeros acidentes envolvendo motociclistas, acompanho o drama das famílias e a dor destes cidadãos.
É meu papel salvar suas vidas, porem o cuidado não tem só a ver com a minha parte, que é atender com carinho e eficiência. Como cidadão não pode deixar de dizer que, na maioria das vezes, os acidentes de moto mais gravem não são provocados pelos motociclistas.
Estes são muitas vezes vitimas das condições de transito da cidade e dos motoristas dos ou-tros veículos. A rapidez do nosso serviço e o conhecimento do medico com que consiga salvar as vidas dos cidadãos, o que vem depois, em muitas situações infelizmente e desolador; Prontos socorros lotados, cirurgias demoradas, seguimentos ambulatorial difícil, fisioterapia impossível... 
Daí a nossa preocupação e comprimento.
São praticamente 1.000.000 da população que trafegam sobre duas rodas.
Somos todos responsáveis! 

Dr. Thomaz Cardoso de Almeida 
Médico Socorrista do SAMU

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sindimoto Capital em Marcha


Que meus inimigos sejam fortes e bravos 
para que eu não sinta remorsos ao derrotá-los.
                                        Proverbio Sioux- Clã dos lobos

Aldemir Martins, Presidente do Sindimoto-SP

Causou no mínimo espanto a declaração da Pelegada do Sindicato dos Mensageiros dizendo ser contrários a REGUALMENTAÇÂO DO DENATRAN AOS TRABALHADORES MOTCICLISTAS .Enquanto dezenas de valorosos trabalhadores, enfrentavam a truculência da policia militar nas ruas, protestando nas marginais, o tal do Gilberto (SINDIMESP) apressava em declarar na imprensa, o que o ALDEMIR MARTINS (ALEMÃO  do SINDIMOTO) VEM DIZENDO  desde a primeira tentativa de nos explorarem mais ainda com taxas e exigências absurdas.: “ Nós não concordamos com as exigências e vamos á JUSTIÇA questionar a resolução do  DENATRAN”...o que eles não esperavam é que, a revelia de sua arrogância e prepotência,um grupo valoroso e revolucionário, fossem as ruas com o nosso discreto apoio, pois se tomássemos a frente, o estrago estaria feito.Um detalhe importante , foi a agilidade do burocratas do Contran em suspender a exigência do curso, temendo um adesão maior na capital dos MOTOCICLISTAS que, se organizavam em pequenos grupos para ajudar a resistir, e das demais regiões de São Paulo.Seria importante a categoria mostrar a sua força quando o aumento do DPVAt vier, quem sabe o Denatran pense duas vezes, antes de nos explorar em janeiro,aliás,fomos e somos, a única entidade no Brasil, que foi a JUSTIÇA questionar os aumentos absurdos nos últimos anos em relaçao ao seguro obrigatório (DPVAT) da motocicletas, mas não estranhe se a Pelegada disser por aí, que foram eles, já estamos nos acostumando...basta ler suas declarações em relação ao curso...”vamos na justiça!”..rsrsrs
Lembrando aos trabalhadores que se sentirem lesados pelas práticas antisindicais dos diretores do SINDIMESP (Gilberto e Cia) devem buscar seus direitos através do Ministerio Público do Trabalho e participar do Sindicato e de suas eleições.
Apenas para reforçar, a questão do curso obrigatório, o Denatran não tem poderes para legislar em matéria trabalhista ou ingerir em se tratando de categoria profissional,para isso, a CLT, nos garante (Sindicato Profissional) a Convenção Coletiva de Trabalho-CCT, que entre tantas coisas, estabelece as exigências para exercício da profissão acordado entre o sindicato profissional e o patronal.Por essas e outras que digo sempre, a regulamentação é para AUTONOMOS E NÃO PARA EMPREGADOS CELETISTAS, pois se assim não o fosse, para que serveria os SINDICATOS , além é claro, (no caso do SINDIMESP DO GILBERTO) fazer conchavos com alguns empresários e apoiar o Kassab, Alckmin,Denatran, Contran....e prejudicar os trabalhadores.
Enfim, companheiros trabalhadores motociclsitas, fiquem atentos e informados, pois o vento está soprando a nosso favor e muitas mudanças estão para contecer em breve, inclusive, no setor sindical, garantindo assim, a nossa luta e combate a esse governo hipócitra seja na esfera municipal ou federal, que em toda eleição, querem  tirar nosso suado dinheiro para financiar suas campanhas, através de medidas inconstitucionais e que visam apenas a arrecadação,pois se fosse para ajudar,aplicariam os dinheiros das multas em curso gratuitos de educação de trânsito e não para pagar salários de MARAJÁ aos seus subordinados. A luta continua!

Aldemir Martins ( Alemão)
Presidente do SINDIMOTO-SP


A 5° edição da feira Taxi Point, promete trazer novidades e melhorias para o setor


Fioravante(presidente da Federação dos taxistas)
 e Edmam Coimbra(editor do JT)

 A equipe do Jornal do Transporte junto
Pipoca no estande do
 JT- BV na Taxi Point 2011
com a corretora BV Seguros, marca a sua presença

Nos dias 18 e 19 de agosto, São Paulo terá uma feira voltada para os taxistas,frotas, cooperativas e representantes do segmento. O evento acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes com intuito de fornecer veículos e autopeças, serviços de seguros, de assistência médica, comunicação, acessórios e uma ampla grade de palestras gratuitas, temas que agregam valor ao dia a dia dos taxistas e uma variedade de outros itens que serão mostrados na feira. 
 Estande do JT-BV com massagens
O Jornal do Transporte junto com o seu patrocinador oficial a corretora BV Seguros estarão com um estande, que irá promo-ver massagens e pipoca para a diversão do taxista e da família.O evento surgiu com a iniciativa do Grupo Cipa Fiera Milano, e tem como expectativa atrair 5 mil visitantes.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Greve na Receita Federal causa problemas para os taxistas

Salvador Viera, Vice-presidente do
Sindicato dos dos Taxistas Autônomos-SP

Auditores fiscais estão 
parados desde 1 de julho de 2012

Devido à mobilização de greve dos auditores fiscais que estão parados há mais de 1 mês, acarretou para os taxistas um serio dano para emissão da insenção. Com isso o taxista acaba atrasando a troca do carro.Para quem quiser ir dando entrada na documentação, está sendo protocolada normalmente. Salvador Viera, vice-presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, alerta para que seja feita uma agilização de pedido na insenção. “Peço a todos os taxistas, que a entrada seja feita agora, mesmo com a grave. Pois assim que voltarem a funcionar pois é a analise de pedido e feita por ordem cronológica”.