quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fetrabens realiza Seminário e Festa do Caminhoneiro

O evento aconteceu do dia 12 ao dia 14 de setembro

Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga do Estado de São Paulo (Fetrabens) e seus sindicatos filiados, realizaram no Centro de Convenções do SINDICAM-SP, “Recanto Angaturama”, em Santa Isabel, São Paulo, o “I Seminário Estadual para Caminhoneiros Autônomos – Encontro Fetrabens 2014”.
O evento reuniu lideranças sindicais de mais de 20 entidades de SP, Pará e do Paraná, para discutirem temas ligados diretamente ao dia-a-dia dos Caminhoneiros Autônomos.

Durante os três dias do Seminário, autoridades dos Governos Federal e do Estado de São Paulo, líderes de segmentos empresariais, autoridades do Judiciário, da Procuradoria do Trabalho e do parlamento Federal apresentaram suas visões e entendimentos sobre os temas mais recentes ligados ao Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Questões como Previdência Social e o Caminhoneiro Autônomo; a Lei 12.619 e seus reflexos; Transportes de Cargas Perigosas – com foco no PL 5.000, que trata do transporte de combustível - Direito Sindical e os aspectos legais envolvendo o Caminhoneiro Autônomo; Concessões e Regulamentação de Rodovia, a Política de Controle no Estado de São Paulo; e a questão da Sustentabilidade na Estrada foram alguns do temas tratados no evento.

A novidade esse ano, é que a diretoria do SINDICAM-SP, entidade filiada à Fetrabens, inaugurará o Centro de Treinamento do Caminhoneiro Autônomo e a Escola de Trânsito Infantil. Esse é o primeiro Centro de Treinamento e Escola Infantil de Trânsito a serem inauguradas por uma entidade da categoria no Brasil.

O Centro de Treinamento será equipado com um simulador de caminhão que será utilizado para treinar caminhoneiros em diferentes situações. Adquirido recentemente pelo SINDICAM-SP, o simulador está capacitado para oferecer diversas situações diferentes em estradas, pátio de estacionamento e até acesso e saída a posto de combustível. Nele, todas as manobras e atividades desempenhadas pelo caminhoneiro em treinamento geram pontuações que permitem a classificação de cada “aluno”.

Já a Escola Infantil de Trânsito está instalada num galpão de 200 m2, com uma pista em forma de “oito” e equipada com 12 mini-caminhões elétricos com bateria de 12 Volts. Na pista, há semáforo e faixa de pedestre. A proposta da direção da entidade e orientar filhos e netos de caminhoneiros nas questões de Educação de Trânsito.


Segundo Norival de Almeida Silva, presidente da Fetrabens e do SINDICAM-SP a inauguração do Centro de Treinamento é fundamental para a qualificação do profissional autônomo: “O caminhoneiro precisa se qualificar e buscar este conhecimento”. Já sobre a Escola Infantil de Trânsito, ele destaca: “Temos como objetivo estimular nossos filhos, sobrinhos e netos a serem futuros caminhoneiros.” destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário