sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Punições de motoristas aumentam com radares em ciclovias.

Quem usar pistas de bicicletas serão flagrados 
por aparelhos e podem ser multados em R$ 574,62.

As multas aplicadas pela CET nas ruas de São Paulo por desrespeito aos ciclistas quase triplicaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013. Elas passaram de 3.565 para 10.263 57 a cada dia. E a tendência reconhecida pela prefeitura é que as punições aumentem devido ao projeto para construir 400 km de ciclovias até 2015 e a uma novidade da fiscalização.

A Prefeitura passará a usar radares para flagrar carros e motos que trafegarem nas pistas destinadas às bicicletas infração gravíssima, com multa de R$ 574,62.
Hoje as multas por desrespeito a ciclistas são aplicadas só por marronzinhos(CET).


Desde 2012, a CET adaptou três artigos do código de trânsito para punir motoristas que se aproximam demais das bicicletas em todas as vias, as ultrapassam de forma perigosa e sem reduzir a velocidade ou que as fecham antes de conversões. Essas multas cresceram 188% sem incluir as específicas para a invasão de ciclovias. Os demais tipos de infração de trânsito subiram apenas 4%. E as punições de motoristas por desrespeito aos pedestres caíram 10%. O programa de fiscalização por desrespeito aos ciclistas foi criado há dois anos por pressão de ativistas depois da morte de ciclistas nas avenidas Paulista e Pirajussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário