quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Motoristas irão realizar paralisação de ônibus contra a violência

Manifestação ocorre das 10h às 14h no dia


O Sindmotoristas (O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano) realizam uma interrupção na circulação dos ônibus da capital nesta quarta feira (5/11), com intuito de protestar contra violência que ocorre nos coletivos.
 No dia 18 de outubro o motorista John Carlos Soares Brandão, que teve o corpo queimado quando dirigia um ônibus em uma linha da Viação Santa Brígida, no Parque São Domingos, na Zona Norte, o ônibus foi invadido por criminosos, Segundo relatos, eles jogaram combustível no motorista, que demorou em sair do ônibus porque teve dificuldades para soltar o cinto de segurança. O condutor ficou quatro dias internado no Hospital Estadual de São Mateus, na Zona Leste, mas morreu.
De acordo com a Sptrans, desde o início deste ano foram incendiados 119 ônibus e outros 795 sofreram algum tipo de vandalismo. No ano passado, foram incendiados 65 coletivos e 1216 alvos de vandalismo.
Serão paralisados 32 terminais e em terá um ato no terminal do Parque Dom Pedro II, para tentar diminuir a violência contra a categoria, O Presidente do Sindmotoristas José Valdevan de Jesus Santos, conhecido como Noventa, diz que vai cobrar das autoridades uma solução para o problema. Ele afirmou que irá se reunir nesta semana com representantes da segurança do estado.
O motivo é para protestar contra esses incêndios nos ônibus. A própria população está sendo atacada covardemente. “Nós não estamos questionando o bem material, estamos questionando o bem que é a vida”, afirmou o presidente do Sindmotoristas, José Valdevan de Jesus Santos, conhecido como Noventa.
“Nós não queremos que aconteça o pior para nós reagirmos. Por isso, queremos que a população também venha participar”, disse Noventa. O sindicato distribuiu panfletos nos ônibus convocando a população, através de Ongs, igrejas e comunidades, para participar.

De acordo com o Sindmotoristas, a frota de ônibus da capital conta com 14,8 mil veículos, sendo que 8,8 mil são operados pelas empresas aos quais os funcionários são ligados ao sindicato da categoria. Segundo balanço do sindicato, pelo menos dez motoristas e cobradores tiveram queimaduras durante incêndios aos veículos neste ano. “A nossa categoria está amedrontada com essas ações covardes que vem acontecendo”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário