sexta-feira, 28 de março de 2014

Ipem fiscaliza caminhões, vans e ônibus em Sorocaba

Dois veículos apresentaram irregularidades

A fiscalização realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) foi feita em caminhões, vans e ônibus em Sorocaba. Ao todo foram 22 veículos que passaram pela vistoria, os problemas encontrados estavam relacionados à falta de verificação dos cronotacógrafos - instrumentos que registram a velocidade, distância percorrida e tempo de direção dos veículos. Os que estavam irregulares foram autuados e têm o prazo de até dez dias corridos para apresentar defesa junto ao instituto. A multa pode variar de R$ 768 para R$ 5 mil. Com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, a fiscalização, realizada no quilômetro 74 da rodovia Castello Branco (SP-280), examinou veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 quilos, como caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos. No primeiro bimestre de 2014, foram fiscalizados 1.886 veículos, sendo 302 autuados, o que representa 16% do total. Ipem apreende mais de mil produtos fora de normas à venda em Sorocaba Em 2013, o Ipem fiscalizou 10.462 veículos, sendo 16,98% dos condutores autuados por irregularidades. A categoria de veículos escolares, proporcionalmente às demais categorias, foi a que apresentou maior índice de autuação, com 48,91% no período. Em seguida, a categoria de cargas em geral somou 27,09% das autuações. Os ônibus foram os terceiros mais autuados, com 24,56%; e os transportes de produtos perigosos, com 2,2% de autuações por irregularidades.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Vem aí mais uma edição da Automec 2014 - A maior Feira de peças, equipamentos e serviços voltados para veículos pesados e comerciais da América Latina

Os dias do evento serão 1,2,3,4 e 5 de Abril de 2014

Em Abril será o mês da maior Feira de peças, equipamentos e serviços voltados para veículos pesados e comerciais da América Latina, que aconteceram no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Automec é o principal mostruário dos avanços tecnológicos na fabricação de peças, acessórios, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais.
Os principais visitantes da feira estão entre empresários, compradores da indústria automobilística, distribuidores de autopeças e acessórios, frotistas e profissionais do setor já estão se programando para visitar a feira, todos interessados nos lançamentos e novidades.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - 
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana – São Paulo, SP
Período: De 01 a 05 de Abril de 2014.
De Terça a sexta, das 10:00 as 19:00 horas
Sábado, das 9:00 as 17:00 horas

segunda-feira, 24 de março de 2014

Deliberação 12 da JUCESP é revogada em São Paulo

Comemoração da Deliberação 12 -  (foto Fetrabras)

O ato contou com a participação da presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (FETRABRAS), Sandra Campos, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e o presidente em exercício da Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo, Humberto Dias, e o procurador-chefe da Jucesp, Nelson Lopes, e representantes de dezenas de cooperativas paulistas.

A Deliberação 12 fazia com que a JUCESP exigisse que as cooperativas possuíssem registro em uma ONG. A notícia surge como uma conquista para a sociedade cooperativista, pois o princípio primordial do cooperativismo é a livre adesão. Os direitos constitucionais dos cooperados têm que ser respeitados. Nesse caso, foram.

A presidente da FETRABRAS, Sandra Campos ficou imensamente satisfeita com essa conquista, após tanta luta: “A Deliberação prejudicou muito as cooperativas. 56 mil de anuidade é um valor muito alto. Que bom que o secretário estudou e fez a lição de casa. Nós só temos a agradecer”, afirmou. 
Quem também esteve presente no evento foi o presidente do SINCOTRASP (Sindicato das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo), Daniel Wendell, que fez questão de deixar claro seu agradecimento às cooperativas e ao secretário Rodrigo Garcia: “Agradeço a todas as lideranças cooperativistas que aqui estão pela ajuda em nossa luta e também ao secretário que abriu as portas ao diálogo e, sabiamente, buscou ouvir o outro lado, no caso o nosso e tomou providências de forma centrada para que aquilo fosse resolvido de maneira técnica, sem politicagem e sem beneficiar A ou B. Simplesmente o que era justo”, frisou.

Seguindo pelo mesmo caminho, a presidente da Federação Nacional do Transporte Escolar (FENATRESC), Lurdinha Rodrigues, se mostrou aliviada com uma situação que, segundo ela, era como se fosse um ditadura: “Com muito orgulho eu participo desse momento. Na última vez que eu estive em uma plenária dessa, eu discutia o direito que o cooperado tem em se associar.  E não ser uma obrigatoriedade. Hoje, estou aqui e acabou esse terror. A ditadura acabou. O secretário está virando o grande político das cooperativas”, desabafou. 

No final da reunião, o presidente em exercício da JUCESP, Humberto Dias, assinou o documento que confirma a tão sonhada REVOGAÇÃO da Deliberação 12. Um momento de muita comemoração de todos os presentes. 


Fonte :EasyCoop

sexta-feira, 21 de março de 2014

Motoboys com baixa renda vão ganhar coletes de segurança no ES



Projeto social foi publicado nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial.
Governo do estado vai criar site para cadastramento.

Os motoboys do Espírito Santo que comprovarem baixa renda vão receber coletes de segurança de graça, beneficiados pelo projeto social 'Motociclista Seguro', do governo do estado. A lei foi publicada no Diário Oficial do estado, nesta sexta-feira (14), e ainda não há previsão para entrega dos equipamentos. Um site vai ser criado para o cadastramento.
Segundo o governo do estado, a medida prevê o fornecimento de coletes de segurança com faixas luminosas, que atendem as especificações definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para ser beneficiado, o profissional não pode ter cometido infração de trânsito nos últimos 12 meses, nunca ter sofrido suspensão do direito de dirigir ou cassação da habilitação e ter, no mínimo, 21 anos de idade.
O diretor geral do Detran-ES, Carlos Lopes, informou que será feita uma licitação para a compra dos coletes. “A intenção do projeto é incentivar as boas práticas no trânsito. Há um envolvimento de aproximadamente 40% dos motociclistas em acidentes no trânsito”, comentou o diretor.

O presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Espírito Santo, Alexandro Martins Costa, disse que, na próxima segunda-feira, vai se reunir com o diretor geral do Detran para conversar sobre a possibilidade de criarem outros requisitos. A ideia é que os profissionais que já possuem os coletes possam ser beneficiados de alguma forma.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Táxis são proibidos de circular em corredores de ônibus

A restrição começa a valer 
a partir desta segunda feira (17/03)

O Prefeito de São Paulo Fernando Haddad anunciou nesta semana que está proibido a circulação de táxis em corredores de ônibus em horários de maior circulação.
De acordo com a Prefeitura á restrição é para melhorar o trânsito dando mais velocidade ao ônibus, já que foi comprovado através de um estudo da Prefeitura onde se mostrou que velocidade do ônibus é limitada em 25% até 31,6% por conta dos taxistas.
Os horários que estão proibidos são os de muito movimento das 6:00 às 9:00 e das16 as 20:000 h de segunda a sexta.
A punição será aplicada a partir do dia 14 de abril que o prazo que a prefeitura irá instalar sinalização informando sobre a nova restrição
Entretanto os taxistas poderão circular nas faixas exclusivas desde que estejam com passageiros, nos corredores do Norte-Sul nas Marginais, Avenida Indianópolis e na Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Avenida Sumaré. 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Taxistas de Santos tem até abril para adotaram o novo padrão visual


O novo visual deve possuir nas cores prata ou branca alem da adesivagem

A prefeitura de Santos estabeleceu o prazo até 2 de abril para os taxistas do litoral se padronizarem.
Atualmente 509 veículos já foram adesivados e aprovados em vistoria pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade.

A nova norma estipula que todos os táxis da frota santista devem ser da cor prata; Porem os veículos brancos também receberam adesivagem até o inicio de abril.

O serviço precisa ser feito de acordo com as normas do Manual de Identidade Visual, disponível no www.cetsantos.com.br/taxi.
O Sindicato dos Taxistas Autônomos também está orientando os profissionais (telefone 3261.2323).

Em seguida, o permissionário deverá levar o veículo para vistoria na CET, na Avenida Rangel Pestana, 100, Vila Mathias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os taxistas que tiverem os veículos aprovados deverão entrar com documentação no Posto Poupa tempo a fim de solicitar a isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e da taxa para a ocupação de áreas em vias e logradouros públicos. Com isso, fica compensado o custo estimado com a adesivagem dos veículos.

Outra regra que está dentro da Resolução é que o veículos deverá possuir 4 portas além do ar condicionado para  oferecer melhor comodidade e conforte aos usuários.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Caminhoneiros reclamam de serem cobrados no estacionamento da Ceagesp

Valores podem chegar até R$60 ultrapassando 10 horas


A Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), localizada na Vila Leopoldina, começou a cobrar estacionamento no dia 13 de março.
 Sendo o maior distribuidor de alimentos da América Latina, a categoria de caminhoneiros se sente afetados pela mudança, tendo em vista que o valor da tarifa muda com o tempo de permanência do veículo e quantidade de eixos.
 A Ceagesp justificou que a cobrança da tarifa será investida para melhorias na infra-estrutura, como circulação dentro da Ceagesp, onde transitam 60 mil pessoas todos os dias, placas de sinalização e a instalação de 320 câmeras de monitoramento.

Caminhões de 2 eixos
Até 4 horas  R$  4
De 4 a 6 horas  R$  6
De 6 a 8 horas  R$  8
De 8 a 10 horas  R$ 10
Acima de 10 horas  R$ 50

Caminhões de 3 a 6 eixos
Até 4 horas  R$  5
De 4 a 6 horas  R$  7
De 6 a 8 horas  R$  9
De 8 a 10 horas  R$ 11
Acima de 10 horas R$ 60

sexta-feira, 7 de março de 2014

Sindicato propõe liberação de faixas exclusivas para diluir uso de táxis nos corredores

Trechos reservados a ônibus podem ser usados por taxistas apenas para embarque ou desembarque de passageiros e só na linha tracejada; Diretoria do Sindicato reitera pedido de liberação nas faixas para que tráfego de táxis nos corredores seja amenizado 


Pelas novas regras de circulação nas novas faixas exclusivas de ônibus, os táxis não podem circular nos trechos reservados, mesmo quando tiverem passageiros. Para o embarque e desembarque, porém, os taxistas podem entrar na faixa, mas devem usar a linha tracejada para entrar e sair do trecho. Nos corredores à esquerda das pistas, os táxis podem circular. 


Na visão de especialistas em trânsito e de lideranças da categoria, a liberação das faixas serviria para amenizar qualquer impacto que o tráfego de táxis nos corredores causa. Essa é outra linha de conduta que a diretoria do Sindicato vem adotando para conseguir a permanência nos corredores, e que inclusive já solicitou esses dados à CET e à SP Trans durante o debate realizado no Ministério Público (saiba mais na página 7). Em outras ocasiões, no ano passado, a diretoria do Sindicato já vinha batalhando para que a liberação das faixas também fosse estendida aos táxis. 


A diferença entre os corredores e as faixas exclusivas também foi apontada como motivo para a divergência na metodologia utilizada no estudo realizado pela Prefeitura. Atualmente, a capital conta com pouco mais de 100 km de corredores, ao passo que as novas faixas já somam mais de 300 km espalhadas por toda cidade. Para taxistas, a utilização dos corredores é importante porque ajuda a reduzir o tempo das corridas e, consequentemente, a procura pelo serviço aumenta. A portaria garante o benefício para taxistas em qualquer horário, desde que os veículos estejam com passageiros. 


“Nós já fizemos o pedido pessoalmente e encaminhamos o ofício à Secretaria por outras vezes e nos foi negado sob a ressalva de que as faixas estavam em fase de estudos e de adaptação. Mas agora a situação mudou e nós estamos levando esse entendimento até nossas autoridades. Em nossa visão, a liberação das faixas resolveria essa questão dos corredores, afinal seriam mais de 400 km de vias exclusivas para o táxis circularem e isso causaria uma diminuição sensível em qualquer impacto que os táxis causem nos corredores. E não podemos nos esquecer nunca, o maior beneficiado seria o passageiro”, contextualiza o presidente, Natalicio Bezerra. 


EMBARQUE E DESEMBARQUE 

Em outro ofício encaminhado à SMT, a diretoria do Sindicato esclarece necessidade de embarque e desembarque preferencial para passageiros e usuários do serviço de táxi sem que haja risco de imposição de multa por parte de agentes da CET. Para tanto, a diretoria baseou-se no Código de Trânsito Brasileiro para explicar a posição de legalidade do pedido. 


“Reconhecemos e aplaudimos os esforços que a atual administração vem empreendendo para beneficiar o transporte público em ônibus na capital, porém não podemos esquecer que a cidade não oferece condições adequadas para embarque e desembarque de passageiros nas vias públicas, por ter seus espaços de parada e estacionamento tomados pela imensa frota de veículos que nelas circulam diariamente”, destaca parte do ofício assinado pelo presidente Natalicio Bezerra. 


VALORES DAS MULTAS 

A multa para quem desrespeita a faixa é leve e custa 53,20 reais, além da marcação de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já quem invade corredor de ônibus recebe 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69. A Prefeitura de São Paulo promete também a instalação de mais radares nos corredores para multar quem invadir o espaço do transporte coletivo. 


QUADRO EXPLICATIVO 

AS DIFERENÇAS ENTRE FAIXAS E CORREDORES

 - Na capital, existem NOVE corredores autorizados à circulação de táxis. O embarque e desembarque é PROIBIDO pela Portaria que autoriza a circulação;

 - Todos os corredores somados possuem pouco mais de 100 km de vias, ao passo que as faixas já contam com mais de 300 km em implantação em vias da capital;

 - Faixas de ônibus NÃO estão autorizadas à circulação. EXCETO para embarque e desembarque na linha tracejada;

 - Corredores estão à ESQUERDA das pistas, já as faixas encontram-se à DIREITA;

 - Algumas faixas possuem horários específicos de PROIBIÇÃO da circulação. Portanto, fique atento;

 - Quem invadir as faixas de ônibus é sujeito a multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Já quem invade corredor de ônibus SEM PASSAGEIROS recebe cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Futura moto urbana da Honda aparece em registro na Europa

Futura moto de baixa cilindrada da Honda (Foto: TMDN/Divulgação)
O desenho de uma futura moto de baixa cilindrada da Honda foi registrado pela fabricante na Europa, mostrando detalhes em comum com a esportiva CBR 300R. Após ser atualizada no exterior, a CBR 250R que, em alguns mercados, ganhou motor maior e passou a se chamar CBR 300R, pode ter uma versão naked, ou seja, sem carenagens, como indicam as fotos divulgadas.
Apesar de a empresa ainda não divulgar detalhes técnicos e nem o nome do futuro produto, é possível notar traseira muito similar à da CBR 300R e as imagens também indicam se tratar de uma moto com motor de 1 cilindro. O assento também é muito parecido, em dois níveis.No entanto, as diferenças começam a aparecer do motor para a frente. Ao contrário da esportiva, esta nova moto não possui carenagens integrais e sim pequenas partes plásticas envolvendo o tanque, apenas para efeito estético, como manda o segmento das nakeds atuais. Na dianteira, o farol no estilo CBR também foi trocado e lembra o da nova CB 500F.O registro foi feito pela Honda Motor CO. em 20 de dezembro de 2013 e tem validade até 20 de dezembro de 2018.