terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Bolsões para motos reduzem atropelamentos, diz prefeitura.


Com o objetivo de trazer mais segurança para motociclistas, ciclistas e também motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo inaugurou uma faixa de retenção em alguns semáforos especialmente para motos e bicicletas. Um dos locais escolhidos para os primeiros testes e foi à esquina da Avenida Rebouças, sentido centro, com a Rua Estada Unidos, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. O objetivo desta iniciativa é criar uma área exclusiva para a permanência de ciclistas e motociclistas à frente dos carros, mas antes da faixa de pedestres, quando estiver aguardando o semáforo abrir.

O idealizador desse projeto foi Aldemir Martins, o “Alemão”, que é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo que protocolou a idéia dos bolsões em Abril de 2013.
A Espanha criou essa ideia em 2008, inicialmente nas cidades de Madri e Barcelona, o sistema logo conquistou consenso positivo não apenas entre os usuários de veículos de duas rodas como também dos automobilistas, com um índice de aprovação de nada menos do que 97%, de acordo com pesquisa realizada em 2010 pelo "Ayuntamiento de Madrid", a municipalidade da capital espanhola. Em Barcelona, as autoridades afirmam que a faixa de retenção diminui em 90% o risco de acidente.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fez um levantamento esse mês que, na qual foi constatado a diminuição no número de atropelamentos e de acidentes com motos caíram em cruzamentos com semáforos onde a prefeitura instalou os bolsões para motos e bicicletas.

Atualmente são 326 pontos que possuem os bolsões, sendo monitorados 54 cruzamentos antes e depois para implementação desses bolsões.
O Resultado divulgado é que o numero de atropelamentos caiu de 43 para 31 (que de 28%) e o acidentes com moto de 102 para 177 (redução de 25%).


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