quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Pontos de Táxi tem novas regras em SP

Passageiro não terá que entrar no 1º carro da fila em ponto de táxi

Portaria publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, estabelece novas regras para os pontos de estacionamento de táxi. Os passageiros ficam autorizados a pegar qualquer táxi que esteja no ponto, sem precisar seguir a ordem da fila dos carros. 
A Prefeitura também definiu a reserva de vagas para idosos nos assentos dos terminais de ônibus.
A medida referente aos pontos de táxi evitará, por exemplo, que um passageiro que esteja apressado tenha que esperar um táxi específico ainda que o motorista não esteja no carro no momento.

O texto determina que o taxista deverá, necessariamente, ficar dentro do carro ou próximo ao veículo, não podendo abandonar o carro no local estacionado. Os carros devem ser estacionados conforme a ordem de chegada dos taxistas, que também podem sair do local caso sejam acionados por telefone ou aplicativo, independentemente da ordem que ocupa na fila.

Conforme a norma, o estacionamento nos pontos de táxi só é permitido para atendimento a usuário presencial ou para aguardar chamada de corrida por rádio, telefone, celular ou aplicativo. O taxista não pode, portanto, ficar no local sem estar esperando passageiro.

A norma também proíbe a formação de estacionamento de táxis em vias públicas ou privadas sem a autorização prévia do Departamento de Transporte Público. Também fica desautorizada a abordagem de passageiros para influenciar a escolha dele sobre qual táxi tomar.

Reserva de assento para idosos
Por meio de decreto publicado no Diário Oficial desta quinta, foi regulamentada a lei que reserva 5% das vagas de assento nos terminais de ônibus exclusivamente para idosos. Pela norma, caso haja poucos assentos, ao menos um da plataforma dever ser para idoso.

O decreto determina que sejam identificados os assentos reservados com placa informativa. A medida entra em vigor em 30 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário