segunda-feira, 30 de maio de 2016

Documento para conduzir "cinquentinha" passa a ser exigido

Quem descumprir a regra cometerá infração gravíssima, 
com multa de R$ 574,62 e apreensão do veículo.


Com as novas normas de trânsito, guiar as "cinquentinha" (motos com motor de até 50 cc) será preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), um documento pouco conhecido e que tem baixíssima procura.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, havia apenas 678 ACCs emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A. 

Por outro lado, tirar a ACC é mais rápido, porque são exigidas menos horas-aula.
Mas a maioria dos Detrans cobra os mesmos valores para emissão da CNH 

E nem todas as autoescolas estão prontas para dar o curso para ACC, apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter adiado em 3 meses a aplicação de multa aos não-habilitados justamente para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) se preparassem.

São Paulo ainda não está emitindo a ACC.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Farol baixo em estrada se torna obrigatório

Foi sancionado o projeto de lei que torna obrigatório trafegar com o farol aceso em estradas durante o dia. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) foi publicada no Diário Oficial nessa terça feira. 

As multas para quem infringir a lei, serão aplicadas apenas a partir do dia 8 de julho. Haverá 45 dias para que os cidadãos tenham tempo para se adequarem à nova norma de trânsito.
O projeto de lei 5070/13 foi aprovado em agosto do ano passado. A norma foi proposta pelo deputado Rubens Bueno e aceita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já recomendava o uso dos faróis baixos durante o dia, porém pouca gente seguia a recomendação. Com a aprovação da lei, a falta do uso dos faróis baixos nos veículos durante o dia em rodovias será uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85. 

Antes da lei, o uso de farol baixo durante o dia é obrigatório apenas em túneis. Defensores do projeto afirmam que acendê-los também durante o dia aumentará a visibilidade dos motoristas e assim, consequentemente, diminuirão acidentes em rodovias. Ou seja, a obrigatoriedade da lei de manter o farol aceso vem como uma tentativa de diminuir a quantidade de acidentes envolvendo automóveis no Brasil. 

Alguns países como Uruguai, Canadá, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia já adotaram como lei o uso do farol baixo durante o dia. Na Suécia, pesquisas apontaram que houve uma redução de 13% em acidentes após a regulação da lei e, no Canadá, a redução foi de 20%. 

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Uber é proibido em Maceió

A medida proíbe a prestação deste tipo de serviço na capital alagoana


Foi aprovado o Projeto de Lei que proíbe o uso de carros particulares através de aplicativos para transporte remunerado.
A decisão, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), passa a ser válida a partir desta sexta-feira em toda a capital.

Ainda de acordo com a publicação, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais para o transporte remunerado de passageiros em veículos que não atendam as exigências do Decreto nº. 5.669/1997, que estabelece normas para execução do serviço de transporte remunerado na cidade de Maceió, também fica proibido.

O condutor que for flagrado realizando o serviço será sujeito a punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já as empresas que desrespeitarem a Lei, poderá ser aplicada multa administrativa no valor de R$ 10 mil Para os estabelecimentos, a multa, também administrativa, chega a R$ 3 mil.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

bvcredito@terra.com.br

Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisações em terminais de SP



Categoria cobra reajuste acima dos 2,31% oferecidos.

 Motoristas iniciaram as paralisações ontem nos terminais que foi das 10h e durou até 12h Hoje começou 14h e a previsão é que termine até às 16h.

Ao todo são 29 terminais em São Paulo parados de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindimotoristas)

O sindicato dos motoristas pretende com o ato forçar as empresas a melhorar a proposta de reajuste salarial. A categoria quer 5% de aumento mais a inflação corrigida de 10%, além de participação nos lucros de R$ 2 mil e vale-refeição diário de R$ 25.
O sindicato das empresas ofereceu reajuste de 2,31% nos salários e vale-refeição e quer que a Prefeitura aumente o repasse das tarifas às viações.
"Nós vamos fazer vários atos, Claro que a gente espera que até lá aconteça nossa reunião e tenha uma proposta que venha a atender os anseios da categoria. Na sexta-feira, nós já temos marcada uma assembléia às 16h e a categoria vai decidir o que vamos fazer a partir da semana que vem", afirmou Valdevan Noventa, presidente do sindicato.

Segundo ele, as paralisações são para chamar a atenção dos responsáveis e não prejudicar os passageiros e lutar por uns transporte coletivo mais digno para todos.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Prefeitura abre cadastramento para empresas de transporte individual

Multa aos desrespeitaram regras será em torno de R$ 2,5 mil.

Foi publicado pela Prefeitura de São Paulo a regulamentação do decreto que liberou a atuação de empresas de transporte individual na cidade e abriu o cadastramento para essas empresas.
 
Apenas as que estiverem cadastradas poderão oferecer o serviço.
As regras foram divulgadas pelo Comitê Municipal do Uso do Viário, criado para administrar o novo serviço. As instruções sobre documentos necessários e procedimentos foram publicadas em resoluções do comitê publicadas nesta sexta no Diário Oficial nas páginas 38 e 39.A multa que será aplicada pelo descumprimento das regras no novo serviço. O valor mínimo será de R$ 2,5 mil, podendo chegar ao descredenciamento da empresa.

As empresas são obrigadas a informar para os passageiros: trajeto, horário, motorista e placa do veículo, além de disponibilizar avaliação da corrida.
Será necessário ainda emitir recibo eletrônico por corrida.


A Prefeitura traçou uma meta de liberar uma quantidade de carros que corresponda ao que rodam 5 mil táxis na capital e diz que vai regular o preço cobrado das novas empresas para evitar que essa meta seja ultrapassada. Elas pagarão inicialmente R$ 0,10 por quilômetro pelo uso do viário.
 
Se pararmos para pensar, cada motorista do Uber terá que pagar pra trabalhar.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Corredores de ônibus são liberados para taxistas

Táxis podem circular sem passageiros nas faixas exclusivas e em corredores

Os corredores de ônibus são liberados o dia todo, inclusive nos horários de picos e ate mesmo sem passageiros. A Prefeitura afirma que não vai intervir na tarifa cobrada dos usuários, já que neste quesito valem regras de livre mercado.
As novas empresas que fazem uso de aplicativos continuarão proibidas de usar corredores e faixas de ônibus, apenas os taxistas porque são classificados como um meio de transporte público.

Com a regulamentação, a Prefeitura diz considerar válida a fiscalização de veículos que não se cadastrarem e não respeitarem as regras impostas. No momento, porém, a administração está proibida por liminar judicial de impedir o funcionamento do aplicativo Uber. 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Mobil Delvac promove serviços gratuitos para caminhoneiros



A Carreta da Mobil oferece um espaço multifuncional com ações de bem-estar, com nutricionistas e games, e treinamentos para mecânicos.

A marca Mobil Delvac promove de maio a setembro, um programa itinerante que leva diversos serviços aos caminhoneiros e mecânicos de todo o país. O lançamento aconteceu realizado nesta quinta feira, das 8h às 17h, na CEAGESP, em São Paulo.

A ação foi aberta ao público e a carreta passará por 11 estados brasileiros, o caminhoneiro tinha acesso gratuito a exames oftalmológicos e check-ups de saúde. Terá ainda atendimento com nutricionistas, serviço de barbearia e jogos de realidade aumentada, que simulam o percurso do caminhão pela rodovia de maneira divertida e educativa sobre como conservar melhor seu caminhão e diminuir os custos com esse veículo.
Haverá também um espaço para os motoristas personalizarem o lameirão, também conhecido como apara-barro ou saião, aquela proteção traseira do caminhão que sempre leva uma mensagem positiva, cômica ou de fé. Os caminhoneiros poderão escolher entre diversas opções de desenhos e frases para aplicar no veículo. Tudo executado por um designer especializado.  

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O crime que virou legalizado

 Uber é legalizado em São Paulo

O prefeito Fernando Haddad, assinou um decreto que legaliza o funcionamento do Uber em São Paulo, além de explicar como as coisas vão funcionar para empresas que oferecem serviços que conectam motoristas e passageiros.

Ele também comentou que gostaria de fazer com que o Bilhete Único se transformasse em um dos métodos de pagamento pelas corridas feitas com o auxílio do aplicativo.
Com a regulamentação, as empresas vão precisar de créditos para rodar pela cidade de São Paulo.

A princípio, foi informado que o preço médio será de R$ 0,10 por cada quilômetro rodado, valor que pode se alterar de acordo com algumas variáveis (como o horário da corrida ou mesmo o destino do passageiro).


As empresas interessadas são obrigadas a se cadastrar junto à Prefeitura e se comprometem a compartilhar dados para ajudar no controle e regulação de políticas públicas de mobilidade. São coisas como origem de destino da viagem, tempo de duração e distância do trajeto, avaliação do serviço prestado e identificação do condutor.

Também há a determinação de que as empresas ofereçam uma série de informações aos passageiros (mapa do trajeto, recibo eletrônico, identificação do condutor etc.) e que disponibilize “sistema de divisão de corridas entre chamadas de usuários cujos destinos tenham trajetos convergentes” - exatamente a proposta do Uber Pool.

Como já se previa, a Prefeitura instituiu um sistema de compra de créditos de quilômetros, uma contrapartida pelo uso intensivo do viário urbano. Isso significa que as empresas terão de adquirir créditos equivalentes ao tanto que seus motoristas rodam pela cidade; o valor será estipulado pela Prefeitura com base em estudos que levem em conta o impacto no meio ambiente, na fluidez do tráfego e no gasto público relacionado à infraestrutura urbana.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Haddad libera táxis com passageiro em corredor de ônibus o dia todo



Decisão foi simultânea ao anúncio
da liberação de aplicativos como o Uber.

No mesmo dia em que anunciou a liberação de aplicativos de transporte individual, como o Uber, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad , liberou a presença dos táxis o dia todo, inclusive nos horários de pico, nos corredores de ônibus (que ficam à esquerda) e o uso das faixas exclusivas (que ficam à direita) a veículos mesmo sem passageiros.

A medida representa um recuo da administração, que implantou as restrições aos taxistas a partir da criação das faixas exclusivas, no primeiro ano de Haddad na Prefeitura, em 2013.
Depois disso, a Prefeitura divulgou números mostrando que, nos corredores, a velocidade dos ônibus era limitada em 25,5% no sentido Centro e em 31,6% no sentido bairro nos horários de pico. O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, chegou a afirmar que "1% dos usuários de carro atrapalham 99% dos usuários do transporte coletivo".

A proibição de táxis circularem das 6h às 9h e das 16h às 20h veio em março de 2014. À época, o Ministério Público também pedia a retirada dos táxis dos corredores de ônibus e ameaçou a Prefeitura com a instauração de uma ação civil pública para a saída dos veículos.
Agora, Haddad afirma que os engenheiros da Prefeitura constataram que não houve ganhos expressivos nas velocidades dos ônibus com as medidas. "Foi uma decisão tomada no âmbito de um debate no Ministério Público. Os engenheiros entenderam que não trouxe ganhos expressivos para os corredores. Não é aí que está o nosso ganho, possivelmente na reformulação das linhas", disse Haddad nesta terça.

A reformulação, por sua vez, depende em grande parte de que saia do papel a nova licitação de ônibus da cidade, que foi lançada há dois anos e está parada no Tribunal de Contas do Município.
Além do fim da restrição nos corredores, os taxistas comemoram o fato de poder circular sem passageiros nas faixas exclusivas. As faixas foram liberadas gradativamente a partir de 2014, mas a condição de ter passageiro tinha permanecido

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Em novembro os valores das multas aumentarão

Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff mudanças no Código Nacional de Trânsito (CTB) que passam a valer a partir do dia 1º de novembro de 2016,a nova medida aumenta o valor das multas no país e muda de categoria algumas penalidades, como usar o celular ao volante que passa agora a ser considerada uma infração gravíssima. A multa inicial de R$ 1.915,40 para aqueles que se recusarem passar pela avaliação dobra se no período de 12 meses houver outra negativa
 Os valores das infrações vão aumentar entre 53% e 66%.
Quem se negar a fazer o teste de bafômetro ou exame clínico para constatar a embriaguez pode ser multado em R$ 2.934,70, ou seja, o valor da multa gravíssima multiplicada por dez, além da habilitação suspensa por 12 meses.
Interromper, restringir ou perturbar a circulação na via com algum tipo de veículo, sem autorização do órgão de trânsito, também será considerado infração gravíssima.
Com o reajuste de multas básicas, a primeira desde 2002, as infrações passarão de entre R$ 53,20 e R$ 191,54 para entre R$ 88,38 e R$ 293,47. Estados estão autorizados a estabelecer a cobrança por meio de taxa instituída em lei, o que, na prática, autoriza o governo a licitar depósitos e serviços de guincho. Mesmo se o recolhimento tiver sido determinado judicialmente ou pela polícia, será dado um prazo de 60 dias para a retirada do veículo dos depósitos. A partir de agora, segurar ou manusear o aparelho enquanto dirige passa a ser infração gravíssima. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda poderá corrigir os valores das multas anualmente, com reajuste máximo dado pela inflação (IPCA) do ano anterior. A participação será uma opção do motorista para que, após o curso, a pontuação seja zerada.

terça-feira, 3 de maio de 2016

EASY TAXI LANÇA SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO DE CORRIDAS




Easy Taxi desenvolveu 100% essa tecnologia em sua sede no Brasil e é o primeiro aplicativo brasileiro a oferecer esse tipo de serviço


A Easy Taxi traz uma novidade aos seus usuários, a partir de muitos estudos, pesquisas de campo e testes, a equipe do Brasil da Easy Taxi desenvolveu uma ferramenta para reduzir os custos nas viagens em mais de 60% seus gastos com táxi compartilhando o mesmo carro com outros usuários próximos a ele.

 O serviço funciona da seguinte forma: o usuário acessa seu aplicativo e na hora de pedir um táxi ele seleciona um ícone que está na parte inferior da tela que automaticamente habilitará aquela corrida para ser compartilhada com outros usuários próximos que estejam indo para destinos da mesma região. Ele também poderá desabilitar essa ferramente caso queira fazer corridas não compartilhadas.

Quando acionada a ferramenta de EasyShare, até quatro usuários podem compartilhar a mesma viagem. Para que o compartilhamento aconteça, os usuários precisam obrigatoriamente colocar o endereço de destino quando solicitarem seus táxis.

O valor final da corrida é dividido entre os usuários que estiverem compartilhando o táxi, sendo assim, cada um poderá pagar a sua parte da corrida. Nesta fase inicial, o compartilhamento de corridas só é válido para corridas realizadas por pagamento "Empresas" ou "Cartão de Crédito no App".

A ferramenta que está disponível para todo o Brasil ajudará bastante em eventos com grande número de público, como shows, jogos em estádio, eventos de grande porte e baladas e bares também. “EasyShare chega ao mercado próximo de grandes eventos, como Olimpíadas, o que, por exemplo, facilitará e muito em termos de mobilidade e redução de custos aos turistas e residentes do Rio de Janeiro, que com a ferramenta poderão ir ao evento compartilhando um mesmo táxi” explica Fernando Matias, country manager Brasil Easy Taxi.

“O mais relevante é o impacto de redução de carros na rua o que contribui também com menos emissão de CO2 e promove ainda mais a mobilidade urbana no país, sem contar que muitas vezes uma corrida compartilhada custará quase que o mesmo valor de uma viagem com outros meios de transporte, por exemplo, metrô ou ônibus” diz Matias.

Vale ressaltar que o serviço EasyShare é vantajoso financeiramente não apenas para os usuários como também para os taxistas que através do sistema implementado pela Easy Taxi para esta ferramenta serão beneficiados também com as corridas compartilhadas.

O serviço de compartilhamento de corridas, ainda está em sua fase inicial, e terá mais novidades e melhorias nos próximos dois meses. Easy Share já começou a funcionar para usuários com sistema android e a partir desta semana estará disponível para usuários sistema iOS.