quarta-feira, 16 de maio de 2018

A importância da segurança no Transporte Escolar

Transportar crianças, um trabalho que exige muita responsabilidade 

O transporte escolar é uma das especializações que mais tem procura pelos condutores que querem se profissionalizar. Transportar passageiros exigem um alto nível de atenção e responsabilidade do motorista, e quando envolve crianças, o cuidado deve ser redobrado.

Para se especializar nessa área, o indivíduo deve ter algumas características, como ser calmo, educado, cuidadoso, pontual, organizado e, principalmente, um profissional técnico e psicologicamente bem preparado para lidar com as crianças e o trânsito.

Para ser motorista de transporte escolar existem algumas exigências previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro: o condutor deve possuir mais de 21 anos, Carteira de Habilitação D e, no momento do credenciamento, apresentar uma certidão de antecedentes criminais, principalmente sobre homicídio, roubo e corrupção de menores, além de passar por um curso de formação específica.

O veículo também deve passar por vistorias semestrais.  Realizadas pelo Detran ou pelo órgão municipal de trânsito, são verificados: equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos para todos os ocupantes do veículo, pneus que ofereçam boas condições, extintor de incêndio, entre outros.

Além disso, é necessário a apresentação da apólice no DTP do seguro obrigatório, "O seguro protege os passageiros, motoristas e até mesmo o próprio veículo em caso de acidentes, e deve ser realizado em uma seguradora competente e qualificada.", explica Edmam Coimbra, empresário da BV Corretora de Seguros, nosso principal parceiro.

Atualmente, o maior responsável pela morte por acidentes de crianças e adolescentes até 14 anos no Brasil são os acidentes de trânsito, com 1.862 vítimas por ano.Faça sua parte e reduza essa estatística.

Fonte: G1 e Portal do Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário