quarta-feira, 25 de julho de 2018

7 dicas de segurança para motociclistas nos grandes centros

O número de motocicletas cresce a cada dia nos grandes centros urbanos.

O fato de os motociclistas terem o corpo exposto torna seus percursos mais arriscados e aumenta a necessidade de redobrar a atenção. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de segurança para motociclistas. Confira!

Capacete e outros acessórios
O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas, além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda.
Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro, pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. O capacete tipo coquinho não é permitido nesse caso, pois não protege a nuca.
Além do capacete, não se esqueça de usar calça e jaqueta resistentes, calçados reforçados e luvas, preferencialmente de couro.

Respeitar a sinalização
Os motociclistas devem obedecer às mesmas leis de trânsito que todos os outros veículos automotores, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas de “pare”, observar as preferências e outras sinalizações. Se o motociclista infringir a sinalização, poderá ser multado, além de colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco.

Manter-se visível
Como a posição do motociclista é de extrema vulnerabilidade, é preciso manter-se sempre visível para preservar sua segurança. Procure não permanecer nos pontos cegos dos carros e manter os faróis ligados de dia e de noite. Além disso, prefira usar roupas claras ou chamativas para ser visto até pelos motoristas mais distraídos.

Distância segura
A distância é responsável por salvar vidas e prevenir graves acidentes. Se você está “colado” em um veículo e ele freia diante de um obstáculo ou imprevisto, o motociclista corre o risco de, mesmo freando, chocar-se com ele. Esse risco aumenta ainda mais em altas velocidades. Portanto, quando maior for a velocidade, maior deve ser a distância do veículo à frente.

Manobras seguras
A ultrapassagem deve ser feita apenas pela esquerda. Além disso, procure visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. A distância deve ser aumentada e a velocidade diminuída no caso de manobras e ultrapassagens, e o motociclista só deve arriscar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente. Diante de um cruzamento, deve-se diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e à sinalização.

Utilizar os dois freios
Quando precisar frear, a dica é que tanto os manetes quanto o pedal sejam utilizados. Como, ao frear, o peso da moto cai sobre a roda da frente, é preciso evitar freadas bruscas, pois assim o motociclista corre o risco de perder o controle sobre o veículo.

Moto em dia
Para que a direção da moto seja feita em segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições.

Desta forma, com pequenas atitudes você consegue se manter mais seguro e evitar acidentes.

Fonte: Porto Seguro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário