quinta-feira, 12 de julho de 2018

CNH digital: saiba como tirar e cadastrar o documento no celular

Resultado de imagem para cnh digital]
Novidade está em vigor em todo o Brasil, segundo empresa responsável pelo sistema; cobrança depende de cada estado. Habilitação impressa continua valendo.

A CNH digital deveria ser oferecida em todo o país a partir de julho de 2018, mas a maioria dos estados se antecipou e já disponibiliza o sistema. Na prática, a carteira de habilitação eletrônica (CNH-e) vai ter o mesmo valor jurídico da impressa, que continuará sendo emitida.

Como obter a CNH digital em 4 passos:
1) Quem pode tirar o documento
Primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code (modelo abaixo). Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

2) Cadastro no Denatran
O segundo passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran.
Entre no item "cadastro" do menu à esquerda.
Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro.
Verifique seu email e ative o cadastro

3) Visita ao Detran
É preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online).Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago.

4) Aplicativo da CNH no celular
O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android). Cuidado com apps falsos: o oficial é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema.
O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos. Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário