segunda-feira, 16 de julho de 2018

Estado de SP tem mais de 6 milhões de veículos rodando com IPVA vencido

Inadimplência chega a 21% em 2018; só na capital, mais de 1,5 milhão de veículos estão com imposto em aberto.

Mais de 6 milhões de veículos estão rodando com o IPVA vencido no estado de São Paulo, representando mais de R$ 3 bilhões não recebidos em impostos. Só na capital, 1,5 milhão de veículos estão com o IPVA 2018 em aberto.
Em 2018, o governo deixou de enviar a cartinha de cobrança do IPVA pelos correios. A taxa de inadimplência do imposto está em 21% do total. Para diminuir a inadimplência, o Detran tem mandado até mensagens ao celular para lembrar o motorista do pagamento.
O dinheiro não é usado somente para asfalto e outras melhorias no trânsito, mas também em outras áreas.
Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, 20% do valor arrecadado com o IPVA é destinado exclusivamente para a educação. Outros 80% é dividido entre estado municípios para outros setores, como segurança e saúde.
“A gente encaminha mensagem SMS e via push do nosso aplicativo 30 e 15 dias antes do vencimento desse licenciamento para lembrar todas as pessoas. Facilitando a vida das pessoas e que elas possam quitar seu licencimaneto e circular com seus veículos sem nenhum problema, afirma o diretor-presidente do Detran, Maxwell Vieira.

Licenciamento
A data limite pra licenciar o veículo varia de acordo com o final da placa. Em julho, por exemplo, é o último mês do licenciamento de carros com placa final 4.
Só que é preciso estar em dia com o IPVA em dia para isso. Só na capital, 1,5 milhão e meio de veículos estão com o IPVA 2018 em aberto, a maioria com placa final 8, que pode licenciar até outubro.
“A nossa percepção é que depende de uma disponibilidade financeira do cidadão. A gente percebe até o efeito do 13º salário”, diz Marcelo Yasuda, diretor adjunto da secretaria da Fazenda.
O motorista que for flagrado dirigindo com o licenciamento do carro atrasado é multado em R$ 293,47, leva 7 pontos na carteira e o carro ainda é apreendido.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário