sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Veja 10 cuidados essenciais com o carro no verão

Consultor mostra como manter o veículo protegido na estação mais quente do ano

Com o verão batendo à porta, o carro tende a ser ainda mais exigido. Altas temperaturas, maresia, sol intenso e enchentes exigem atenção especial do motorista. Mas, muitos cuidados devem começar bem antes da nova estação chegar. “Procure aplicar cera pelo menos uma vez por mês, para ajudar a formar uma camada protetora”, sugere o consultor Olivio Netto, da ON Consultoria Automotiva, que também alerta sobre o risco de manchas causadas por fezes de passarinho e árvores frutíferas em contato com o sol. “A dica é carregar uma garrafinha com água e manter o local sempre limpo”.

Lataria
Além das manchas na pintura, o consultor alerta sobre possíveis amassados na lataria: “Quando estiver na praia, verifique bem o local escolhido para estacionar e evite parar próximo de coqueiros, já que um coco pode se desprender e amassar a lataria”.

Maresia
Segundo Olivio Netto, é interessante fazer uma lavagem anti-óxido por baixo do veículo (a área mais afetada pela maresia) e jamais usar materiais alcalinos, óleos ou outros derivados do petróleo.

Cabos da bateria
Depois um período na praia, o consultor recomenda abrir o capô do carro e fazer uma limpeza delicada com o auxílio de um pincel ou uma escovinha nos cabos da bateria. “A maresia pode oxidar os cabinhos da bateria”, observa.


Borrachas
Com altas temperaturas e calor, as borrachas do carro tendem a ressecar a médio e longo prazo, por isso não esqueça de verifica-las.

Bancos
De acordo com o consultor, procure usar capa para proteger os bancos, principalmente para quem tem crianças ou costuma ir de carro à praia. “Para bancos de tecido, é recomendável passar aspirador de pó uma vez por semana. Limpe os estofados de ‘dentro para fora’ e com as portas do carro abertas. Existem produtos específicos para a limpeza dos bancos que poderão ser utilizados nos estofados após o processo de aspiração do pó. Ou, é possível usar uma esponja umedecida levemente com água e um pouquinho de detergente de lavar roupa. Após esse processo, deixe o carro arejado por aproximadamente 30 minutos”, acrescenta Olivio Netto.

Refletores e película
Exposição direta do carro ao sol não traz apenas desconforto ao motorista, mas pode provocar danos no painel do carro. Por isso, o consultor recomenda instalar película nos vidros para aumentar o conforto térmico, bem como usar um painel refletor para reduzir o impacto dos raios solares dentro do veículo: “Prefira sempre aquele que tem uma textura semelhante ao do alumínio”.

Ar-condicionado
No verão é difícil abrir mão do ar-condicionado e ninguém quer passar calor quando mais precisa dele. Por isso, o consultor recomenda trocar o filtro a cada 20 mil quilômetros em média, ou antes dependendo do uso.

Sistema de arrefecimento
Quem já não viu um carro ferver? Segundo, Olivio Netto muitos veículos param na estrada por algum problema no sistema de arrefecimento ou refrigeração. Mas não basta só verificar o nível de água é preciso fazer a manutenção adequada pelo menos uma vez ao ano.

Pneus
Em contato com o asfalto quente, o pneu tende a se desgastar mais rapidamente. “Procure calibrar o pneu pelo menos uma vez por semana de acordo com as orientações do fabricante”, avisa Olivio Netto.

Enchentes
Evitar locais de risco é sempre uma boa pedida, mas muitas vezes não há como prever ou fugir. Por isso, o consultor tem dicas preciosas: “Tente medir o trecho alagado e só passe se o nível da água estiver um pouco mais da metade dos pneus e sempre em primeira marcha. Não mude a marcha ao passar, continue em primeira, já que há risco de entrar água pelo escapamento do carro e causar sérios problemas”.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário