quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Veja 12 dicas para a segurança de pedestres


O pedestre é o elemento mais vulnerável do trânsito, por isso os condutores de todos os tipos de veículos (bicicletas, motos, automóveis, vans, ônibus e caminhões) devem ter uma atitude de proteção em relação a ele – já que o risco de ferimentos graves e até mesmo de morte é muito alto em caso de atropelamento.

Mas a preferência do pedestre no trânsito não o desobriga a adotar comportamentos preventivos, uma vez que não dá para adivinhar se o motorista de algum veículo que se aproxima terá a atitude protetora. Pensando na prevenção de acidentes, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi/Mapfre) relaciona 12 dicas que os pedestres devem tomar como hábitos em sua interação com o trânsito (veja abaixo).

1- Verifique se o trecho onde vai atravessar tem faixa de pedestre (sinalização horizontal), semáforo e placas de orientação (sinalização vertical). Se não tiver nada disso, sinalize sua intenção de passagem, estendendo uma das mãos até que o motorista mais próximo perceba e pare o veículo ou reduza a velocidade suficientemente para você atravessar com segurança – e fique atento para a aproximação de outros veículos.

2 – Atravesse a via em linha reta. É sempre o caminho mais curto a ser percorrido, com menor tempo de exposição na via.3 – Redobre o cuidado ao atravessar com crianças. Segure-as sempre pelas mãos e, ao caminhar pela calçada, coloque-as entre você e a via. Nunca permita que as crianças circulem livremente perto da rua ou estrada.

4 – A calçada é a estrutura dedicada para os deslocamentos do pedestre. Não caminhe pela rua, só permaneça na via durante o tempo necessário para atravessá-la.

5 – Ao caminhar pela calçada, evite ficar muito próximo do meio-fio. Um simples tropeço pode colocar a sua perna na direção de um veículo vindo em alta velocidade.

6 – Evite atravessar a via em trechos onde os motoristas terão dificuldade em enxergá-lo (em curvas ou no topo de uma subida, por exemplo).

7 – Se estiver usando fones de ouvido, retire-os na hora de atravessar a via. Evite também falar ao celular durante a travessia. Os seus sentidos têm de estar 100% em estado de alerta.8 – Nunca atravesse pela traseira de um veículo de grande porte, como ônibus e caminhões. Eles bloquearão o seu campo de visão, impedindo que perceba a aproximação de outros veículos e aumentando consideravelmente o risco de atropelamento.

9 – Não corra. Correr aumenta a possibilidade de o pedestre ver uma imperfeição no chão, tropeçar e cair no meio da via.

10 – Em dias de chuva, redobre a atenção para não escorregar ou cair em buracos provocados pela falta de manutenção das vias.

11 – Auxilie idosos, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção a atravessar a via. No futuro você também poderá precisar de uma ajudinha.

12 – Não tenha atitudes inesperadas ao atravessar uma via. No trânsito, toda ação gera uma reação. Se o pedestre tiver uma ação repentina e imprevista durante a travessia (como mudar de direção subitamente), o motorista pode se assustar e também ter uma reação inesperada (virar o carro para o lado errado ou frear repentinamente). A combinação dessas ações e reações pode provocar acidentes graves.

Fotos: nj.com, Prefeitura de Imperatriz (MA), Clutch

Nenhum comentário:

Postar um comentário