quarta-feira, 10 de abril de 2019

Programa Direção Segura autua 95 motoristas em seis cidades no fim de semana

Blitze de fiscalização da Lei Seca foram realizadas entre a noite da última sexta-feira (5) e a madrugada deste domingo (7); Ao todo, 771 veículos foram fiscalizados

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou 95 pessoas no último fim de semana. As operações ocorreram entre a noite da última sexta-feira (5) e a madrugada deste domingo (7) em oito cidades: Avaré, Bertioga, Ribeirão Pires, Sorocaba, Valinhos e zona leste da capital. Ao todo, foram fiscalizados 771 veículos. 

Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso voltem a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. 

Dois dos condutores autuados, além das penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

AÇÃO INTEGRADA

O Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário