sexta-feira, 14 de junho de 2019

SP tem protestos contra a reforma da Previdência; metrô funciona parcialmente

Grupos organizam manifestações pela cidade. Uma linha do metrô está paralisada e três estão com operação parcial. Ônibus da EMTU estão com funcionamento parcial. Ônibus municipais e CPTM estão com circulação normal. Rodízio de carros na capital está mantido.

Protestos contra a reformam da Previdência e cortes de verbas da educação estão ocorrendo na capital paulista nesta sexta-feira (14). O Metrô de São Paulo está funcionando parcialmente e os ônibus municipais estão com 100% da frota operando, segundo a SPTrans. Os trens da CPTM operam normalmente.
SÃO PAULO, 5h50: passageiro lê informe da greve fixado na estação Pinheiros do Metrô — Foto: Marina Pinhoni/G1

Metrô: Linha 15-Prata paralisada; linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionam parcialmente; 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente
CPTM: Funciona normalmente
Ônibus municipais: Funcionam normalmente.
Ônibus intermunicipais: Funcionam parcialmente.
Aeroportos: Funcionam normalmente.
O trânsito na capital paulista registrou, por volta das 11h, trânsito acima da média, com 90 km de congestionamento, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Protestos

Por volta das 9h45, no cruzamento da Avenida Vital Brasil com a Avenida Eusébio Matoso, na Zona Oeste de São Paulo, manifestantes colocaram fogo em um carro para fechar o trecho. Os policiais responderam com bombas de efeito moral e liberaram a via por volta das 10h30.
Na Avenida João Dias, no Centro da cidade, ciclistas, motociclistas e pedestres organizaram uma passeata junto ao Terminal João Dias. A ocupação da via era total por volta das 9h. A passeata, que segue em direção à Ponte do Socorro, interditou a avenida e prejudica o trânsito de outras vias, como a Estrada de Itapecerica, Avenida Carlos Caldeira Filho e Avenida Giovanni Gronchi.

Na região do M' Boi Mirim, manifestantes ocupam uma faixa da Avenida Piraporinha, na Zona Sul. As pessoas também estão a caminho da Ponte do Socorro.

Na Avenida 23 de Maio, na altura do viaduto da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, por volta das 7h, manifestantes colocaram fogo em pneus nos dois sentidos da via. Depois da ação dos bombeiros e da Prefeitura, a avenida foi liberada por volta das 8h30.
Na Avenida dos Estados, no sentido do ABC paulista à capital, um grupo ateou fogo em pneus na altura da Avenida Antonio Cardoso, em Santo André. Bombeiros controlaram o fogo por volta das 6h45.
Um grupo de manifestantes, que se concentrou na USP, ocupava, por volta das 6h40, a Rua Alvarenga e a Avenida Afrânio Peixoto, em frente à portaria principal da Cidade Universitária. O bloqueio das vias é total.

Por volta das 6h35, manifestantes ocupam uma faixa do Corredor Norte-Sul, sentido Zona Sul, entre a Ponte das Bandeiras e a Avenida do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, manifestantes ocupavam uma faixa da rodovia Régis Bittencourt, na região de Taboão da Serra.

Ônibus
A SPTrans informa que, por volta das 10h, o sistema municipal de transporte público coletivo opera com 100% da frota e linhas para a faixa horária. Os 29 terminais municipais estão com operação de ônibus. Nenhuma operadora tem interrupção na saída da frota.

Em entrevista por telefone ao Bom Dia SP, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse que, por conta da paralisação parcial de linhas do Metrô, "algumas linhas foram prolongadas e outras foram reforçadas para diminuir lotação". Segundo o tucano, todos os 29 terminais de coletivos municipais funcionavam normalmente nesta manhã.

Prolongamento de linha

Na Zona Norte, as linhas 1722/10 (Jardim Marina/Metrô Tucuruvi), 178Y/10 (Vila Amélia/Metrô Jardim São Paulo), 2023/10 (Metrô Tucuruvi/Cachoeira) e 1767/10 (Metrô Tucuruvi/Pq. Edu Chaves) estão prolongando o atendimento aos usuários até o Terminal Santana.

Foram criadas emergencialmente as linhas Tucuruvi/Correios, operando com 7 ônibus articulados, e outra de Santana/Correios, com 7 ônibus articulados, ambas com cobrança de tarifa. Na Zona Sul, foi criada uma linha com 12 ônibus articulados para fazer o trajeto entre o Metrô Jabaquara e o Metrô Paraíso. Também com cobrança de tarifa.

Na Zona Leste, houve reforço de 20 veículos superarticulados na frota da linha 4310/10 (Metrô Itaquera/Term. Pq D. Pedro II), totalizando frota de 66 coletivos em operação. As linhas 407P/10 Term. Cidade Tiradentes/Metrô Tatuapé e 3539/10 Cidade Tiradentes - Metrô Bresser também foram reforçadas com três ônibus cada.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário