quinta-feira, 8 de agosto de 2019

SPMAR adere à campanha “Agosto Laranja”


Mensagens reforçando a importância da conscientização sobre a doença serão espalhadas ao longo da rodovia
A SPMAR, em parceria com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) embarca na campanha do #Agosto Laranja, de conscientização sobre esclerose múltipla.

As mensagens já podem ser visualizadas nos painéis móveis variáveis (PMV) colocados ao longo da rodovia. A ação conta com a adesão das 21 concessionárias que compõem o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
A campanha de conscientização é uma iniciativa da ABCEM - Associação de pacientes com esclerose múltipla, entidade sem fins lucrativos, que busca informar e conscientizar sobre a esclerose múltipla, doença neurológica grave e sem cura conhecida que atinge pessoas jovens.

A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica autoimune - ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares - e pode afetar parte do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula).
No Brasil, ela atinge cerca de 35mil brasileiros, sendo a doença neurológica crônica mais comum em adultos jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.
Possui difícil diagnóstico pela multiplicidade de sintomas que o paciente pode apresentar, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. Por isso, torna-se essencial que seja detectada no início, permitindo um tratamento precoce e a qualidade de vida do paciente.

Fonte: SPMAR

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