terça-feira, 22 de outubro de 2019

8 estratégias para manter o carro limpo diariamente

Confira oito estratégias infalíveis pra manter o espaço organizado e merecedor das cinco estrelas que vai receber.

1. Providenciar lixeiras para o carro 
Na verdade, todo mundo deveria se responsabilizar pelo lixo que produz e dar um jeito de guardá-lo até encontrar uma lixeira disponível. Mas, na prática, a gente sabe que não é isso que acontece, certo? 

Então, não adianta fugir da realidade: se o seu carro não tiver uma lixeira, é bem provável que uma boa parte dos passageiros vai deixar os seus resíduos ali — papeizinhos de bala, recibo do cartão de crédito, um panfleto que pegou na rua e até um restinho de comida. E quem fica com fama de sujo? O seu carro! O seu serviço!

Pra não sofrer com essa injustiça, é sempre bom levar lixeiras para o carro. Os sacos plásticos ou de TNT dão uma opção pra passageiros que querem se livrar de objetos. Assim as chances de eles deixarem isso nos bancos ou no assoalho são menores.

É bom retirar esse lixo com frequência, principalmente se houver muitas corridas durante o horário de trabalho. Se você prestar atenção e perceber que um passageiro deixou resíduos orgânicos, como restos de comida, tente eliminá-los assim que ele sair. A ação do calor sobre esse lixo pode causar um cheiro muito desagradável.

2. Deixar superequipamentos à mão
Existem alguns equipamentos que são até simples, mas são muito práticos pra ajudar você a se livrar daquelas sujeirinhas inconvenientes. Por isso, a gente recomenda que eles fiquem sempre no porta-luvas do seu carro (de forma organizada).

Quer um exemplo? Já existem no mercado os lenços ou panos eletrostáticos. Eles usam uma carga energética e atraem migalhas, pó, cabelos e outras sujeiras pelo contato, como se fosse um ímã.

Assim fica fácil capturar esses elementos e limpar rapidamente um banco ou área do carro entre a saída de um passageiro e a entrada do outro. Dessa forma, você garante que o próximo cliente encontrará sempre o ambiente em bom estado.

3. Adiantar a limpeza do dia seguinte
De manhã, a maioria dos motoristas quer sair rápido para o trabalho pra começar a ganhar o seu dinheiro, certo? Por isso, nem sempre quem trabalha dirigindo quer gastar muito tempo logo cedo limpando o carro.

Uma boa opção é fazer isso quando chegar em casa. Por mais que esteja cansado, esse é um momento em que não existe pressão do horário e você já não está preocupado com a produtividade.

Então, é uma boa hora pra ver se ficou alguma sujeirinha e retirá-la. Dê uma olhada nos tapetes do carro e passe o aspirador rapidamente ou retire-os pra sacudir. Assim, você pode dormir com o carro e a consciência limpos!

4. Cuidar com os cheiros
Uma das maneiras de impressionar os seus clientes é mantendo o carro cheiroso. Afinal, ninguém gosta de entrar em um ambiente fechado que está com um odor ruim, desagradável.

Alguns cuidados são importantes: o motorista não deve fumar no carro nem mesmo nos momentos vagos, pra não pegar cheiro. Além disso, caso algum passageiro tenha esse hábito, é bom manter bicarbonato de sódio à mão. Jogue o produto sobre as cinzas pra neutralizar o odor. Outra opção são os cinzeiros anti-fumaça.

Tome cuidado também com aqueles odorizadores pra carro. Lembre-se de que tem gente que sente dor de cabeça com cheiros fortes e adocicados. Então, a escolha precisa ser feita com bastante atenção.

O melhor cheiro que um carro pode ter é o de limpeza. Por isso, não deixe acumular o lixo, não coma ali dentro e use limpadores de estofado e carpete com frequência, sempre lembrando de abrir os vidros e deixar secar bem pra evitar a umidade e o seu odor.

5. Proteger o seu veículo
Alguns produtos ajudam o seu carro a reter menos sujeira, tanto na parte interna como externa. O silicone, por exemplo, pode formar uma camada sobre o painel e as outras peças de borracha, plástico e vinil, facilitando a limpeza.

Ceras e limpadores de pneus também são importantes pra proteger a parte externa. Além de evitarem o desgaste desses elementos, eles melhoram a aparência do carro, criando uma boa impressão para o passageiro.

6. Evitar objetos pessoais
Como você está usando o carro pra transportar passageiros, não mantenha objetos seus no veículo durante esse período. Nos bancos, isso já é impraticável, mas, se possível, faça isso também com o porta-malas.

Quem trabalha dirigindo mas também tem outras atividades (faculdade, outro emprego) nem sempre consegue fazer isso. Mas organize os seus objetos da melhor forma. Mantenha tudo em uma única mala ou mochila bem discreta no porta-malas, sem deixar nada jogado ou fora do lugar.

7. Não se esquecer dos vidros
Os vidros do carro ficam bem na altura dos olhos dos clientes. Por isso, se você for descuidado com a limpeza deles, isso vai ficar muito evidente e deixar uma impressão ruim.

Nós sabemos que a poluição da cidade ou o pó da estrada faz com que eles acumulem sujeira fácil, mas ela pode ser eliminada. Existem sprays que facilitam a limpeza, mas lembre-se de testá-los antes em uma pequena parte pra ver se não deixam manchas.

8. Adotar um cronograma de limpeza
Mesmo com o motorista cuidando do carro diariamente, não tem jeito. Vai chegar aquele momento em que é necessário lavar e aspirar cuidadosamente o veículo. É bom ter uma rotina semanal pra isso.

Você pode dar uma olhada no seu histórico de corridas e escolher o dia da semana com menos movimento pra fazer a limpeza. Separe algumas horas pra lavar o veículo ou entregar a um serviço especializado. 

Se a limpeza for feita por você mesmo, não faça com pressa. Aspire bem o interior do carro, não se esquecendo dos cantos e do carpete que fica embaixo do banco. Já imaginou se o passageiro precisa pegar um objeto que caiu nesse lugar e fica com a mão suja porque a área não foi devidamente limpa? Vai ser uma vergonha!

Fonte: Vida de Motorista

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