segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Veja dicas para pegar a estrada com segurança

Verificar pneus, níveis de óleo e líquido do arrefecimento e luzes dará mais segurança a motorista e passageiros em viagens

Está chegando novembro e com ele três feriados. Se você pretende aproveitar alguma das datas para cair na estrada, lembre-se de fazer um bom planejamento, seja seu destino o campo ou a praia.

Com o aumento do movimento nas rodovias, é preciso atenção redobrada ao preparar seu veículo. Além de calibrar pneus, checar o óleo e encher o tanque de combustível, há outros cuidados que podem ser tomados para evitar inconvenientes.

1. Faça o teste TWI (Tire Wear Indicator) para saber se está na hoje de trocar os pneus do seu carro. Basta olhar se as saliências entre os sulcos do pneu já foram alcançadas – em caso positivo, está na hora de fazer a troca.

2. Siga sempre os prazos de troca de óleo de motor. A substituição é periódica e deve seguir sempre as especificações do fabricante do carro. É recomendado também que se substitua o filtro de óleo toda vez que for efetuada uma nova troca do lubrificante.

3. Procure sempre abastecer o carro em postos de confiança. Combustíveis de má qualidade podem provocar entupimentos, por isso é importante passar sempre por um mecânico e realizar procedimentos de limpeza no sistema de alimentação.

4. Para evitar o aquecimento excessivo do motor a orientação é manter o líquido de arrefecimento do radiador sempre no nível adequado. Fabricantes costumam orientar que se utilize produtos minerais e de longa duração.

5. Leve seu carro periodicamente a um mecânico de confiança. Suspensão, bateria, palhetas e freios precisam ser vistoriados a cada 10 mil km rodados. Da mesma forma, verifique itens que são desgastados com o tempo, como amortecedores, molas, buchas, batentes, palhetas e até mesmo a bateria.

6. Não viaje com lâmpadas queimadas. Além de aumentar a insegurança na estrada, pode render multa ao motorista. As luzes do painel são igualmente importantes – em caso de dúvida sobre o significado, consulte o manual do carro.

7. É fundamental se precaver em relação a imprevistos – melhor antecipá-los do que não saber lidar com eles. Quando for viajar, verifique triângulo, macaco, estepe e chave de roda estão no lugar certo.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário